Emissão Renascença | Ouvir Online
Crónicas da América
A+ / A-

Análise

Casa Branca afogada em mentiras e em conflitos de interesse

12 fev, 2017 - 11:23 • José Alberto Lemos, em Nova Iorque

Há três semanas em funções, a Casa Branca de Trump vive em plena “pós-verdade”. Negações da realidade, factos alternativos e promiscuidade entre negócios e política são o quotidiano da administração. Multiplicam-se casos de violação da ética e da lei.

A+ / A-

Ao fim de três semanas como Presidente, Donald Trump deu o primeiro sinal de sensatez ao admitir que poderá recuar na questão da ordem executiva anti-imigração, evitando prosseguir uma guerra judicial que provavelmente perderia.

Fê-lo numa altura em que na Casa Branca se acumulam os casos insólitos, que vão da negação da realidade à invenção de acontecimentos, passando pela promoção descarada de negócios da família Trump.

Comecemos pelo sinal de sensatez. Depois da decisão unânime do tribunal de São Francisco contra a ordem executiva que suspendia a entrada no país de nacionais de sete países muçulmanos, Trump admitiu na sexta-feira que poderia avançar com outro decreto em vez de recorrer para o Supremo Tribunal.

Um decreto que deixe cair os pontos mais polémicos apontados pelos juízes e permita avançar com medidas mais restritivas no controlo da imigração, o objectivo principal do presidente e uma das suas promessas eleitorais.

Depois de uma primeira reacção sanguínea ao acórdão de São Francisco, garantindo que ia recorrer para o Supremo, Trump e a sua equipa terão reflectido melhor sobre o assunto e aberto a porta a uma solução mais expedita.

O Departamento de Justiça e a Casa Branca estudam agora várias hipóteses e no início da semana será anunciada uma decisão. Mas o Presidente reiterou que o recurso para o Supremo se mantém em cima da mesa. Veremos, pois, se sai finalmente da Casa Branca um sinal de humildade ou, pelo contrário, se insiste num caminho de arrogância e autoritarismo.

Mas a arrogância até será o menor dos males perante a multiplicação de situações que fazem as delícias dos humoristas televisivos.

Bill Maher, o famoso “entertainer” da HBO e um dos mais corrosivos críticos do conservadorismo americano, admitia na sexta-feira que Trump tem sido uma “mina de ouro” para a sua profissão, mas que estava na altura de reflectir em “como não falar de Trump”. Um objectivo inalcançável para quem se propõe seguir e comentar a actualidade, porque todos os dias há abundantes motivos para a sátira.

“Pós-verdade”

Desde o primeiro dia, quando Trump e o seu porta-voz acusaram os “media” de desvalorizarem a multidão na tomada de posse, que os casos se sucedem. Mas houve três momentos marcantes.

O primeiro foi a negação da evidência de duas fotografias que mostravam como a multidão da tomada de posse de Obama em 2009 “esmagava” a da posse de Trump. Foi aquilo a que Kellyanne Conway, uma das principais assessoras do Presidente, chamou “factos alternativos”.

O segundo foi quando o porta-voz, Sean Spicer, afirmou que o termo proibição/rejeição (“ban”, em inglês) não se aplicava à ordem executiva, quando o próprio Presidente sempre usou esse termo para caracterizar a sua medida.

O terceiro foi quando Conway inventou um massacre em Bowling Green, no Kentucky, alegadamente cometido por dois iraquianos, para justificar a medida anti-imigração. O dito massacre nunca existiu e, se tivesse existido, teria sido exaustivamente noticiado pelos “media”, ao contrário do que pretendia Conway.

Estava definido um padrão de comportamento numa Casa Branca a viver em plena “pós-verdade”. Três negações da realidade que não andam longe da esquizofrenia.

Mas, esta semana, houve outra situação semelhante. Neil Gorsuch, o juiz que Trump apontou para o Supremo Tribunal, num encontro com alguns senadores comentou as críticas do Presidente aos juízes em geral. Classificou-as como “desmoralizadoras” e “desencorajadoras”.

Quando um senador democrata, com autorização do próprio Gorsuch, divulgou as suas palavras, Trump e o seu porta-voz tentaram fazer crer que elas não correspondiam à verdade. Que Gorsuch tinha feito uma apreciação genérica à situação da justiça e não se referira especificamente aos ataques do presidente aos juízes.

Mas outros presentes no encontro, incluindo republicanos, vieram a público confirmar a veracidade das declarações, enquanto um porta-voz do próprio Gorsuch as reiterava também, deixando de novo a Casa Branca em estado de negação.

Conselheiro de Segurança mentiu

Mais embaraçosa foi a situação criada pelo conselheiro de Segurança Nacional. O general Michael Flynn conversou com o embaixador russo em Washington em finais de Dezembro, no dia em que Obama anunciou sanções a Moscovo por causa da interferência na campanha eleitoral americana.

Interrogado várias vezes sobre se nesse contacto tinha falado das sanções, Flynn sempre o negou. Mas agora o “Washington Post” revelou que nove funcionários que tiveram acesso à transcrição da conversa garantiram que Flynn tinha falado sobre as sanções com o embaixador.

Confirmou-se assim uma suspeita que sempre pairou sobre a conversa, sobretudo porque Moscovo não reagiu às sanções de Obama e também porque Trump elogiou essa ausência de reacção, chamando-lhe jogada inteligente.

Flynn terá sugerido ao embaixador russo que quando Trump entrasse em funções poderia rever o processo das sanções. E terá aconselhado Moscovo a não reagir excessivamente.

As sanções de Obama incluíram a expulsão de 35 russos suspeitos de espionagem, mas o Kremlin, ao contrário do que é habitual, não retaliou.

A sistemática negação de Flynn sobre o conteúdo da conversa deixou o vice-presidente, Mike Pence, também numa situação embaraçosa. Numa entrevista televisiva, Pence garantiu que a questão das sanções não tinha sido abordada com base nas garantias que lhe tinham sido dadas pelo conselheiro de Segurança Nacional.

Mas agora, perante a assertividade da notícia do “Post”, Michael Flynn recuou na sua negação. Um porta-voz do general veio dizer que ele “não tinha memória de ter discutido as sanções, mas não tinha a certeza que o assunto não tivesse sido abordado”.

Flynn e o embaixador russo são velhos conhecidos. Em 2013, o diplomata preparou uma visita do general americano a Moscovo e em 2015 este apareceu num banquete oficial junto de Vladimir Putin.

Além de se ter tornado comentador do Russia Today (o canal televisivo em inglês financiado pelo Kremlin) Flynn foi pago pelo discurso que proferiu no banquete. Ser comentador no canal de propaganda do Kremlin também não o incomodava e chegou mesmo a dizer que não via grande diferença entre o Russia Today e os canais de notícias americanos, incluindo a CNN.

Além de ter sido agora apanhado a mentir, a sua atitude configura uma violação da ética. Um membro da equipa de transição presidencial não deve interferir com decisões da administração ainda em funções, numa espécie de diplomacia paralela que mina a política externa do Presidente em exercício.

Defesa dos negócios

É, porém, improvável que o Presidente tome qualquer atitude em relação a Flynn. Desconhecem-se quaisquer padrões éticos nesta Casa Branca e Donald Trump tem sido o primeiro a dar o (mau) exemplo.

Esta semana, esquecendo que é o Presidente dos Estados Unidos da América, tomou as dores da filha e publicou um “post” no Twitter contra uma cadeia de lojas que retirou os produtos de Ivanka do catálogo de vendas.

“A minha filha Ivanka tem sido tratada tão injustamente pela Nordstrom. Ela é tão boa pessoa – sempre a pressionar-me para fazer o que está certo. Terrível”, escreveu.

Não foi a primeira vez que Trump atacou empresas, mas é a primeira vez que o faz em nome dos negócios da família. Certamente surpreendida, a Nordstrom fez um comunicado a explicar que a sua decisão se deveu a uma baixa das vendas dos produtos de Ivanka e não a qualquer outro motivo.

Mas o porta-voz da Casa Branca assegurou que a decisão da loja foi um “ataque directo” a Ivanka e que o Presidente “tem todo o direito como pai” de defender a filha – o mesmo Presidente que garantiu, uns dias antes de tomar posse, que estaria totalmente afastado dos negócios da família enquanto permanecesse em funções.

Um coro de protestos dos democratas, e não só, fez-se ouvir ruidosamente, reclamando que o assunto seja analisado pelo comité de ética do Congresso para avaliar o conflito de interesses em presença.

Ignorando tal “pormenor”, a já célebre assessora de Trump, Kellyanne Conway, fez no dia seguinte publicidade descarada aos produtos de Ivanka. Numa entrevista à Fox News a partir da própria Casa Branca, Conway incitou os espectadores: “É uma linha maravilhosa. Tenho algumas peças. Vou fazer publicidade grátis aqui. Vão comprá-la já”.

A lei proíbe qualquer funcionário público de utilizar a sua posição para “apoiar qualquer produto, serviço ou empresa, ou para o lucro privado de amigos, familiares ou pessoas com quem estejam associados”. Por isso, várias organizações jurídicas disseram que Conway tinha violado a lei e não só a ética. Os democratas reclamam acção por parte do comité de ética.

Interrogado sobre a questão, o porta-voz de Trump limitou-se a dizer que Conway tinha sido “aconselhada” sobre o assunto. Um “aconselhamento” que se interpreta como tendo sido uma admoestação interna e tudo ficará por aí. Pelo menos na Casa Branca.

Uma Casa Branca que vai criando realidades alternativas sempre que lhe convém, mas que quando toca a negócios não brinca em serviço. Aqui não há factos alternativos. É mesmo a realidade nua e crua.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ela
    14 fev, 2017 Lisboa 10:41
    Caro José :-). Fique tranquilo: nunca vivi, não vivo e não viverei jamais nos EUA. Muito menos agora, sob a presidência do sr. Trump. Está contente com ele? Que bom para si! Se alguma vez mudasse de País seria rumo à Alemanha, onde imperam a tolerância, o respeito e o multiculturalismo. Quanto aos seus impostos, espere para ver o que o seu presidente vai fazer. Pode ser que o seu entusiasmo se transforme em amarga decepção. Confesso que a raiva que transparece em alguns comentários me diverte ao ponto de me apetecer responder-lhes. Um bom dia, também para si :-).
  • Ela
    13 fev, 2017 Lisboa 22:27
    Caro Viriato :-). Não sou bicha. Sou uma mulher e nem sequer feminista. E muito menos lésbica. Quanto a "assassinato de carácter" do sr. Trump, não vale a pena preocupar-mo-nos. Ele faz isso sozinho. Vou dizer-lhe mais: não concordo com as comparações que por aí se fazem entre Trump e Hitler, pois considero que a comparação é ofensiva para Hitler. O nacional-socialismo (concorde-se com ele ou não) era uma ideologia perfeitamente estruturada, inclusive com raízes esotéricas. Hitler não era nenhum boçal ignorante. Era um homem a quem a Escola Superior de Belas Artes de Viena fechou as portas e, provavelmente, muito mal. Era um homem que começou com o propósito de reerguer a Alemanha, depois da brutal humilhação imposta pelo Tratado de Versalhes (e muito bem); mas resvalou claramente para o mal e para a iniquidade (o que foi uma desgraça). Trump, ao invés, é um ser que não tem qualquer elaboração intelectual que sustente a comparação. E não lhe auguro um bom futuro. É a minha opinião.
  • jose
    13 fev, 2017 usa 20:04
    Este /esta (ELA) e residente em PORTUGAL or USA /////se esta nos ESTADOS UNIDOS DA AMERICA tem uma cisa boa a fazer QUEM ESTA MAL MUDA-SE !!!!!!!!!!! se calhar sera mais um/ uma a ganhar dos impostos que os outros PAGAM !!!!!!!!!
  • Viriato
    13 fev, 2017 Condado Portucalense 15:04
    O problema está no "status quo", o GRANDE DONALD TRUMP veio acabar com o poder de nichos que parasitam e empestam o planeta com culturas anti-natura. A bicha que comentou com nick de ELA veio para aqui fazer um assassinato de carácter do GRANDE DONALD TRUMP, bem como que os que estão com ele são nazistas ou fascistas, tudo clichés propagandeados pela comunicação social tendenciosa e a qual faz questão à moda da democracia falaciosa me censurar os meus comentários. VIVA PORTUGAL E VIVA O PARTIDO NACIONAL RENOVADOR.
  • Ela
    12 fev, 2017 Lisboa 17:26
    Nada que incomode nem os próprios, nem os nossos comentadores de direita que já perderam a vergonha e apoiam o sr. Trump " às escâncaras". Comentadores que nos criticam, a nós os que dizermos claro e bom-som que o sr. Trump é um autocrata perigoso e que não coloca em risco apenas os EUA, mas o mundo inteiro. Mas nós, os críticos de Trump, não nos calaremos. Bastaria equacionar três únicos temas para apresentar um "cartão vermelho" ao sr. Trump: a defesa dos métodos de tortura sobre prisioneiros, o desrespeito pelos acordos alcançados sobre as alterações climatéricas, e o desrespeito pelas mulheres. Não precisaríamos de mais nada para o combater. Mas há infinitamente mais e vamos continuar a combatê-lo. Nos locais próprios. Reforçando o projecto europeu. Com a Alemanha como potência respeitadora da democracia, da diversidade e da tolerância. E quer seja com Angela Merkel ou com Martin Schulz. Sendo que os Juízes dos EUA estão a mostrar que, tal como em Berlim, ainda há Juízes na América. O sr. que "joga aos dados" o futuro de todos nós, é o sr. que, a qualquer momento e tal como "twitta", pode pousar o dedo num determinado botão. E isso é perigoso. Muito perigoso. Portanto, esse sr. tem de ser travado e, no limite, impedido de continuar a exercer as funções. E os humildes que, crédulos, contribuíram para a sua eleição, depressa compreenderão que a sua vida e futuro nada interessam a tal homem. No cérebro de Trump estão, apenas, os seus negócios e os seus interesses.

Destaques V+