Tempo
|
A+ / A-

Religiosa raptada no Mali

10 fev, 2017 - 11:29 • Ângela Roque

Gloria Narvaez Argoti, das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, foi sequestrada há três dias por um grupo de homens armados. Sequestro aconteceu numa região habitualmente segura, o que está a intrigar a polícia e a Igreja local.

A+ / A-

A irmã Gloria Cecília Narvaez Argoti tem 56 anos, é de origem colombiana, e pertence à congregação das Franciscanas de Maria Imaculada. Segundo informação divulgada esta sexta-feira pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a religiosa foi raptada por homens armados, na última terça-feira.

O incidente ocorreu na paróquia de Karangasso, onde a irmã trabalhava, que fica a cerca de 40 km de Koutiala, no sul do Mali. O padre Edmond Dembele, secretário-geral da Conferência Episcopal daquele país africano, conta à agência Fides que um grupo armado invadiu a zona, sequestrou a religiosa e fugiu no automóvel da paróquia.

“A polícia já está a investigar o caso”, mas ainda se desconhece o paradeiro da irmã Gloria, bem como a identidade dos sequestradores. “Não sabemos quem foi”, afirma o sacerdote, acrescentando que “os bispos também estão na região para obter mais informações”.

Ainda segundo o testemunho do padre Edmond, aquela região “é tranquila, e é isso o que mais impressiona”, porque até agora nunca ali se tinha registado qualquer tipo de insegurança, como se verifica noutras regiões do Mali. As suspeitas recaem, no entanto, sobre grupos jihadistas que actuam principalmente no norte do país, onde o rapto de cidadãos estrangeiros é prática comum.

Ainda no mês passado, a filial da Al-Qaeda no norte da África divulgou um novo vídeo como “prova de vida” da missionária suíça Beatrice Stocly, que o grupo terrorista mantém refém há mais de um ano. No vídeo a Irmã Beatrice aparece a dizer que está de “boa saúde”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+