Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Continua o caos e o braço-de-ferro em Espírito Santo

10 fev, 2017 - 08:23

Ausência de polícias nas ruas já fez 113 mortos e milhões em prejuízos. O representante do movimento garante que "nenhum polícia sai".

A+ / A-

Depois de mais de 10 horas, terminou sem acordo a reunião que se prolongou até de madrugada entre o governo do estado de Espírito Santo e as mulheres dos polícias em protesto há quase uma semana.

Reivindicam aumentos salariais, mas como não podem fazer greve foram as famílias a bloquear os aquartelamentos onde se encontram, impedindo-os de sair.

O governo estadual, através do secretário dos Direitos Humanos, garante que não pode subir salários. “Há uma barreira legal”, diz Júlio Pompeu, em declarações à rádio CBN, alegando dificuldades financeiras e a apertada vigilância das autoridades financeiras.

“Faço um último apelo à tropa, um último apelo à Polícia Militar do estado do Espírito Santo: em nome da honra do que resta saiam às ruas, voltem às actividades, voltem ao combate ao crime”.

Contudo, no fim da reunião, Fernanda Silva, que representa as mulheres dos militares em protesto, lembrou que os salários não são revistos há sete anos e que o protesto vai continuar: “nenhum polícia sai”.

A situação em Espírito Santo está a preocupar o governo de Michel Temer, que receia que a situação possa repetir-se noutros estados brasileiros.

Número de mortos sobe

Desde que o protesto começou já morreram nas ruas 113 pessoas. As escolas, centros de saúde, estações de autocarros e a maioria do comércio estão encerrados, por receio de novos e violentos assaltos.

O Governo federal já enviou para Vitória, a capital do estado, mais de 1.200 militares para tentar controlar a situação (e promete reforçar com mais 650), mas a situação de caos nas ruas permanece.

Quebras nas vendas e saques também provocam avultadas perdas no comércio. José Lino, presidente da Federação de Comércio daquele estado, estima um prejuízo de 50 milhões de reais por dia, cerca de 15 milhões de euros.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Saraiva
    10 fev, 2017 Viseu 10:25
    e nem chegarão a acordo pelas vias "civilizadas"....o POVO já teve tempo para PENDURAR O GOVERNADOR E DEMAIS POLÍTICOS nas PRAÇAS E POSTES DE VITÓRIA!
  • João
    10 fev, 2017 Ponte de Sor 10:03
    O Brasil no seu melhor. Tão bons são os políticos, como o povo, é tudo a mesma coisa. A situação só se resolve com mão dura, mas se o fizerem cai o carmo e a trindade, então deixa estar eles que se matem uns aos outros. Não não houvesse direitos humanos a situação já estava resolvida há muito tempo. Assim, direitos humanos a responsabilizar em tribunal penal, pela bagunça que cria alicerçada nesses tais direitos.

Destaques V+