Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa quer que descentralização avance “este ano"

09 fev, 2017 - 23:11

Chefe de Governo quer transferir competências para as autarquias e que estas estejam em vigor para os novos autarcas.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirma que a descentralização do Estado tem que avançar "este ano" e anuncia para o próximo Conselho de Ministros a aprovação de uma proposta de lei que prevê transferir novas competências para freguesias e municípios.

Em Guimarães, a discursar num jantar de encontro com autarcas de Braga e Viana do Castelo, o primeiro de uma série de encontros com vista a preparação da convenção autárquica do PS marcada para Abril, António Costa reforçou que a descentralização é a "pedra angular" da reforma do Estado e que não quer que esta seja uma reforma feita só pelo PS, mas sim "por todos" os partidos políticos.

O líder do Governo, num discurso virado para o Portugal "pós 2020", justificou a urgência na descentralização e reforço de competências do poder local com as eleições autárquicas deste ano, para que os novos autarcas sejam eleitos já "num novo ciclo" de poderes e meios, nomeadamente a eleição directa pelos municípios dos órgãos das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

"Tenho dito e insistido que a pedra angular da reforma do Estado é mesmo esta da descentralização e este é o ano para o fazer, porque no final deste ano teremos eleições autárquicas e quando os cidadãos elegerem os novos autarcas devem estar a eleger autarcas com um novo ciclo que começa já com novos poderes e novos meios", afirmou o primeiro-ministro.

António Costa anunciou, por isso, mudanças para breve no que toca as competências do poder local.

"No Conselho de Ministros da próxima semana iremos aprovar a proposta de lei que iremos apresentar da Assembleia da Republica para transferir novas competências para os municípios e para as freguesias, transferir novos recursos para as freguesias e para os munícipes, de forma a que no próximo mandato autárquico os autarcas tenham melhores condições para servir ainda melhor as populações", apontou.

As alterações no poder local, lembrou o primeiro-ministro, não se farão sentir apenas ao nível das competências de freguesias e municípios, mas também será mudado a forma de funcionamento das CCDR que deixarão de ser "órgãos avançados do Estado a responder perante Lisboa".

"A partir do próximo ano, as CCDR deixarão de ser nomeadas pelo Governo e passarão a ser eleitas em cada uma delas pelo conjunto dos autarcas de cada uma das regiões de forma a que respondam perante os autarcas, sirvam efectivamente o desenvolvimento das suas regiões", explicou.

O também secretário-geral do PS enfatizou que a reforma que o Governo pretender levar a cabo não pode ser uma reforma de um partido só.

"Temos feito um esforço de diálogo com todos os partidos políticos, porque queremos que esta não seja uma reforma do PS, mas que seja uma reforma de toda a Assembleia da República", realçou.

O chefe do Governo deixou ainda uma visão a longo prazo para o país, lembrando que o Portugal "pós 2020" tem que começar a ser preparado pelos autarcas eleitos já este ano.

"É aos autarcas que serão eleitos este ano e às CCDR que eles elegerão que já caberá o esforço que vai ter que ser desenvolvido em 2018, para ser negociado na União Europeia em 2019, para que a partir de 2020 tenhamos novos programas regionais mais aderentes, mais sintonizados, com maior eficácia relativamente aquilo que é o potencial efectivo de cada região", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 fev, 2017 Santarém 22:46
    Será de facto de boa norma convidar todos os partidos com assento parlamentar a pronunciarem-se e a participar em tal debate isto para que não aconteça que quando for a vez do senhor Costa ser atirado fora do governo não venha a acontecer a mesma situação que acontece atualmente com a educação por exemplo em que a cada novo governo novas normas regem as leis; não poderá significar isto que algo venha a ser impedido de ser alterado mas tais alterações deverão ser igualmente obrigatórias ter a participação de todos independentemente de quem governe na altura.
  • Marquês de Púbol
    09 fev, 2017 Viseu 23:34
    Para aí 75% dos Presidentes de Câmara não tem capacidade para gerir uma associação de estudantes! Passar para as autarquias locais tudo e mais alguma, é retroceder no tão apregoado desenvolvimento e modernidade que se quer para Portugal. Um médico tem de ter formação específica para exercer o seu trabalho! Um engenheiro, idem... um economista idem... e por aí adiante! Porque não começar esta descentralização do estado com a obrigatoriedade de os Presidentes de Câmara serem obrigados a saberem fazer contas, por exemplo? A saberem gerir o orçamento de uma casa... a deles, por exemplo!

Destaques V+