Tempo
|
A+ / A-

Misericórdia de Beja aposta em rede de combate à solidão

09 fev, 2017 - 19:38 • Rosário Silva

Instituição quer criar uma rede de solidariedade preparada para os novos idosos, instruídos, mas sós.

A+ / A-

“Ao encontro de um amigo”. É o nome do mais recente projecto da Santa Casa da Misericórdia de Beja, um serviço para proporcionar um apoio domiciliário vocacionado para os idosos que vivem sozinhos e com pouco amparo familiar.

“Existe uma lacuna muito grande e os nossos idosos estão sozinhos na sua própria casa, sem retaguarda familiar”, lamenta o provedor da instituição, João Paulo Ramôa.

À Renascença, João Paulo Ramôa revela que o projecto passa por “combater este problema dos tempos de hoje e promover o bem-estar físico e mental das pessoas idosos, facilitando o relacionamento social e, por outro, lado proporcionar momentos de lazer”.

A Misericórdia vai contar com uma equipa multidisciplinar de profissionais, sustentada pelo apoio de voluntários, o que vai determinar o número de pessoas que possam vir a beneficiar do serviço, que é gratuito.

“Nós temos uma população muito idosa, que está muito sozinha, e acreditamos que um dos desafios futuros passa por criar todas as condições para que estas pessoas possam manter-se o maior tempo possível nas suas casas, mas acompanhadas, dando-lhes segurança e companhia”, acrescenta o provedor.

Falar sobre temas da actualidade, facultar o acesso à internet, ler um livro, conversar sobre a vida ou até executar algumas alterações nas habitações são actividades que cabem neste projecto para melhorar a qualidade de vida dos idosos de hoje.

“Se quiser imaginar o que nós vamos fazer, lembre-se do que está disposta a fazer quando vai visitar um amigo”, diz João Paulo Ramôa.

As inscrições estão abertas. Depois da inscrição, uma assistente social avalia se a situação “se enquadra dentro do projecto e é feito o diagnóstico”. “Sabemos que não podemos ir a todo o lado”, admite o provedor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+