Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento chumba projectos de PSD e CDS sobre TSU, IRC e PEC

09 fev, 2017 - 18:36

Os projectos de lei foram chumbados pela esquerda parlamentar e não passaram à votação na generalidade.

A+ / A-

O Parlamento chumbou o prolongamento da descida de 0,75% da Taxa Social Única (TSU), a baixa do IRC e do Pagamento Especial por Conta (PEC) e o aumento do compromisso com instituições sociais.

Os projectos de lei - quatro do CDS e dois do PSD - foram todos chumbados pelos partidos da esquerda parlamentar (PS, BE, PCP e "Os Verdes"), não passando portanto da fase da votação na generalidade.

Aos projectos centristas sobre a TSU e o PEC, anunciados quando foi patente o chumbo da descida da taxa paga pelos empregadores, juntaram-se iniciativas do PSD para retomar a reforma do IRC do anterior Governo PSD/CDS e para que o compromisso de cooperação para o sector social e solidário seja actualizado por decisões governamentais com implicações no equilíbrio financeiro das instituições.

Estas propostas enquadram-se na compensação pela subida do salário mínimo nacional de 530 para 557 euros este ano, que o Governo quis fazer pela descida da TSU e, depois de a medida ser chumbada no Parlamento, concretizou pela descida do PEC.

O CDS manteve os projectos anunciados, que passam pelo prolongamento da descida de 0,75% da TSU, estabelecendo como fonte de financiamento o Estado, "mediante transferência para o orçamento da Segurança Social" e uma proposta de baixa do IRC para 20%.

No debate parlamentar desta quinta-feira, que antecedeu as votações, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, defendeu que a proposta de lei do Governo de baixa do PEC é comportável com uma "evolução sustentável das finanças públicas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+