Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Schäuble volta a acenar com possibilidade de a Grécia sair da zona euro

09 fev, 2017 - 16:17

Em entrevista à emissora alemã ARD, o ministro das Finanças frisou que o perdão da dívida grega seria uma violação das regras europeias.

A+ / A-

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, voltou a dizer que a Grécia tem de sair da zona euro se não quiser cumprir as reformas e desejar um alívio da dívida.

Em declarações à emissora alemã ARD, Schäuble sublinhou que o perdão da dívida grega seria uma violação das regras europeias.

"Não podemos cortar a dívida de um estado-membro da zona da moeda única, não é permitido pelo Tratado de Lisboa. Para isso, a Grécia teria de sair da zona euro", referiu, explicando que só depois poderia ser aplicado o instrumento para desvalorização da dívida.

Segundo Schäuble, a pressão sobre a Grécia “tem de ser mantida, para que esta faça reformas e para ser competitiva”.

O alívio da dívida grega é defendido pelo Fundo Monetário Internacional, que poderá mesmo afastar-se de vez do terceiro resgate à Grécia, que actualmente é suportado apenas pelos países da zona euro.

O último relatório de avaliação do FMI sobre a Grécia aponta mais uma vez para a insustentabilidade da dívida e a necessidade de haver um alívio.

Sobre a actualidade internacional, o ministro alemão diz que “não gosta muito” da forma como a Administração Trump “trabalha”, o que “é matéria de grande preocupação”.

No entanto, defende que os europeus devem lidar com o novo Presidente dos Estados Unidos de forma “razoável”. “Nós estamos relaxados, mas ao mesmo tempo firmes na nossa atitude”, garantiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    09 fev, 2017 Coimbra 22:23
    A maioria tem o poder. Os políticos não se atrevem a fazê-lo porque o seu ordenado é pago com o dinheiro dos alemães, holandeses e ingleses, mas o povo dos países periféricos europeus pode muito bem escolher que produtos compra e boicotar tudo o que seja alemão. Mas como somos todos demasiado egoístas para tomar tal atitude, cada um segue a sua vidinha como se nada fosse.
  • 09 fev, 2017 aldeia 19:05
    Um dia.....a Alemanha fica sozinha.,corram com a Grécia,depois com Portugal e vamos assistir ao fim da "desunião".
  • rfm
    09 fev, 2017 Coimbra 16:46
    o Trump na versão Alemã !!!
  • Pedro
    09 fev, 2017 Angra do Heroísmo 16:31
    E que tal a Alemanha desamparar a loja e sair ela da zona € e da UE? A nível global são um anão militar, diplomático e político. Se se podem minimamente pôr em bicos dos pés é devido a serem membros da UE. Manquem-se, se estão mal mudem-se. Portugal anda cá há quase mil anos. Os gregos são o berço da Civilização Europeia. E a Alemanha? Novos ricos...patos-bravos...arrivistas.

Destaques V+