Tempo
|
A+ / A-

O novo aeroporto fica no Montijo? As aves dirão

08 fev, 2017 - 17:22

Aeroporto no Montijo está condicionado a estudo de migração de aves que ficará concluído no fim do ano, diz primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que uma decisão definitiva sobre a localização do futuro aeroporto no Montijo está condicionada à conclusão de um relatório sobre o impacto da migração de aves naquela zona, nomeadamente para a segurança migratória.

"Temos acordado com a ANA [Aeroportos de Portugal] que é necessário aprofundar o estudo relativamente à solução que aparenta viabilidade, que é a do Montijo, mas é uma viabilidade que está condicionada ainda a dados que só poderemos ter no final do ano, designadamente sobre o impacto de ser uma zona de migração de pássaros", afirmou António Costa.

O chefe de executivo falava no debate quinzenal no Parlamento em resposta à presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, que o questionou sobre o futuro aeroporto de Lisboa, reiterando que a Assembleia da República tem pedido estudos que não têm sido enviados.

"O resultado sobre esse impacto, sobre a migração dos pássaros, só pode estar concluído no final do ano. Não permitirá decisões definitivas até essa altura, mas permite concentrar a nossa avaliação relativamente a uma das várias soluções possíveis e ir desenvolver o trabalho nesse sentido", afirmou ainda António Costa, sublinhando que a "segurança aeronáutica" pode conflituar com esse percurso migratório de aves, que passa pelo Montijo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vaca voadora
    09 fev, 2017 Santarém 23:46
    É estranho que pelo menos já no tempo do seu camarada Sócrates este já tinha previsto aí o novo aeroporto, uma nova ponte e uma rede de TGV e agora depois de vários anos passados e até possivelmente já outros estudos feitos pelo anterior governo chega-se a uma conclusão que afinal nada de concreto parece estar estudado sobre este local, ainda terão que voltar para a OTA, só é pena que o Mário Soares já não possa tirar daí a rentabilidade dos terrenos que segundo dizem por lá comprou prevendo a construção do aeroporto.
  • Carlos Cunha
    09 fev, 2017 Faro 09:55
    Então e para a Força Aérea não ha aves.Que grande passarâo me saíste COSTA!

Destaques V+