Tempo
|
A+ / A-

Seis trabalhadores da Cruz Vermelha mortos no Afeganistão

08 fev, 2017 - 14:32

Estado Islâmico no Afeganistão é suspeito de ter assassinado os trabalhadores da Cruz Vermelha que levavam mantimentos para o norte do país.

A+ / A-

Seis trabalhadores da Cruz Vermelha foram assassinados no norte do Afeganistão esta quarta-feira, alegadamente por militantes do Estado Islâmico que actuam na região. A instituição humanitária suspendeu as operações no país.

Outros dois trabalhadores estão desaparecidos na sequência de um ataque armado à comitiva da Cruz Vermelha que levava bens para uma zona do norte do Afeganistão que tem sido particularmente atingido por tempestades de neve.

"Trata-se de um acto desprezível. Nada justifica o assassinato dos nossos colegas e queridos amigos", afirmou a chefe da delegação afegã da Cruz Vermelha, Monica Zanarelli.

O governador provincial da região de Jowzjan, Lotfullah Azizi, aponta o dedo aos Estado Islâmico, dizendo que os seus militantes têm estado muito activos naquela área. Um porta-voz dos talibãs, mais numerosos no Afeganistão, garantiu que o grupo fundamentalista não esteve envolvido.

A região de Jowzjan foi atingida por mais de dois metros de queda de neve nos últimos dias. Há zonas isoladas e mais de 100 pessoas morreram por causa do mau tempo. A equipa da Cruz Vermelha transportava bens para apoio da comunidade local quando foi interceptada e atacada.

O presidente da Cruz Vermelha Internacional também reagiu ao atentado, dizendo que "estes funcionários estavam simplesmente a cumprir o seu dever, procurando ajudar e apoiar a comunidade local", disse Peter Maurer.

Prosseguem as buscas pelos dois funcionários da Cruz Vermelha desaparecidos.

A Cruz Vermelha anunciou que as operações no país estão suspensas, até que esteja concluída a investigação ao ataque.

[Notícia actualizada às 19h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albertina Sarmento
    08 fev, 2017 Anadia 15:14
    "...suspeito de tere assassinado...". Isto está de acordo ou em desacordo com o AO?
  • academia da letra
    08 fev, 2017 coimbra 15:12
    Verbo tere!! que significa, padecer, possuir, contrair...
  • Justo
    08 fev, 2017 Leiria 14:55
    O Trump tem uma certa razão!

Destaques V+