Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Central nuclear de Garoña recebe parecer positivo para reabrir

08 fev, 2017 - 14:26 • Dina Soares

Em 2012, foi dito que a central só poderia reabrir após obras. Estas não chegaram a ser realizadas, mas, agora, o Conselho de Segurança Nuclear deu luz verde para reabrir.

A+ / A-

O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha deu parecer positivo à reabertura da central nuclear de Garoña, em Burgos, encerrada desde 2012 por falta de condições de segurança.

O pedido para a reabertura da central foi entregue em 2015 pelas duas principais accionistas, a Endesa e a Iberdrola e obteve resposta positiva esta quarta-feira.

A notícia está a ser avançada pelo jornal “El Pais”, que revela que na altura o CSN respondeu que não poderia emitir parecer sem que se realizassem algumas obras, nomeadamente, a instalação de um novo sistema de tratamento de gases de reserva e a mudança do sistema eléctrico.

Apesar de estas obras não terem ainda sido efectuadas, o parecer foi positivo e segue agora para o Ministério da Energia, em Madrid, que tem seis meses para tomar uma decisão. No entanto, a planificação energética do Governo para 2015/2020 já inclui a central de Garoña.

A decisão do CSN está a ser criticada pelos partidos da oposição. Citada pelo “El Pais”, Melisa Rodríguez, do Cidadãos, considera que esta decisão “está a abrir um precedente para as restantes centrais nucleares”. Uma opinião partilhada por Pilar Lucio, do PSOE.

Na verdade, Garoña é uma pequena central que, no seu último ano de laboração, produziu apenas 6% da electricidade proveniente da energia nuclear. A sua reabertura – caso venha a ser confirmada pelo Governo – vale como antecedente para a renovação da licença da central de Almaraz, a mais produtiva de toda a Espanha.

Prevê-se que em Maio, a central de Almaraz, a mais antiga de Espanha em laboração, entregue o pedido formal para a renovação da sua licença de funcionamento, que termina em 2020. Os seus proprietários querem mantê-la a funcionar por mais 10 ou mesmo 20 anos. Foi para isso que solicitaram e foram autorizados a construir um armazém de resíduos radioactivos.

O processo está a ser muito contestado, tanto pelos ambientalistas como pelas autoridades portuguesas, já que a central de Almaraz se encontra a 100 quilómetros da fronteira portuguesa. O Governo português considera que o estudo de impacto ambiental não teve em conta os impactos transfronteiriços e apresentou uma queixa formal junto da Comissão Europeia, que tem agora três meses para se pronunciar.

Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose
    08 fev, 2017 prt 17:12
    Portugal precisava de ter duas centrais nucleares para ter energia a precos competitivos e poder atrair industria .

Destaques V+