Tempo
|
A+ / A-

Portugueses chamados a eleger as 7 Maravilhas - Aldeias

08 fev, 2017 - 01:14

​Ministro Eduardo Cabrita realça qualidade de vida do interior para atrair pessoas.

A+ / A-

Algumas aldeias do interior de Portugal têm condições para atrair novos habitantes e "com melhor qualidade de vida" do que os grandes centros urbanos, defendeu esta terça-feira o ministro-adjunto, na apresentação oficial da eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

Para Eduardo Cabrita, importa "não ter uma visão nostálgica, nem fatalista" dos chamados territórios de baixa densidade demográfica, de onde as pessoas saíram no século XX em busca de um melhor nível de vida.

"A estratégia tem de passar pela fixação de populações qualificadas" que desenvolvam diferentes actividades com apoio das novas tecnologias, designadamente nas zonas remotas da região Centro.

Eduardo Cabrita falava aos jornalistas, no Piódão, aldeia histórica do concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, na apresentação oficial da eleição das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias, que esteve a cargo do presidente do projecto, Luís Segadães.

"A esperança de vida em Portugal cresceu muito", nas últimas décadas, disse, o que também permitirá às pessoas optar por um envelhecimento activo e saudável nas zonas rurais e montanhosas, "com qualidade de vida e por um período muito longo".

Na sessão, o ministro-adjunto realçou a importância de "afirmar aquilo que de melhor" existe em Portugal, onde se encontram "condições únicas de uma diversidade fantástica em pouco espaço", e apelou à necessidade de "semear sementes para o futuro".

"Este projecto é muito também sobre as pessoas" e constitui "uma nova forma de promover o país", afirmou Luís Segadães.

A "grande novidade" do projecto, segundo a organização, radica no método de votação, que será "inteiramente por chamada telefónica". As 49 aldeias pré-finalistas são reveladas no dia 7 de Abril.

Os promotores das candidaturas têm depois um período para fazer campanha, pois cada categoria só está a votação durante uma semana a partir de 1 de Julho.

A primeira gala realiza-se a 9 de Julho, em região ainda a definir, e as restantes decorrem, sempre ao domingo à noite, até 20 de Agosto.

"Na semana anterior a cada gala está em votação a categoria correspondente", refere a organização em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Meneses
    17 fev, 2017 Cerdeira do Côa 21:22
    A aldeia de Cerdeira do Côa, concelho do Sabugal distingue-se pela autenticidade da paisagem, vestígios da romanizarão , estação de caminho de ferro da linha da Beira Alta, actividades económicas ligadas a grande empreendedorismo, pelo que merece ser candidata a este concurso. Situa-se nas antigas terras de Riba-Coa perto da fronteira com Espanha.
  • Franco
    09 fev, 2017 Corroios 22:50
    Amieira do Tejo Destaca-se pelo seu belíssimo castelo de Nuno Álvares Pereira Entre outros Como atualmente a barragem do Alqueva
  • Maria
    09 fev, 2017 Corroios 22:38
    A aldeia de Amieira do Tejo Uma aldeia pequena mas que nela está muita história Como um exemplo o castelo de Nuno Álvares Cabral Entre outros
  • ana dias
    08 fev, 2017 seixal 09:56
    Aldeia pertence ao concelho de Mação : S. JOSÉ DAS MATAS
  • CARDOSO
    08 fev, 2017 LISBOA 02:19
    LINHARES DA BEIRA, A ALDEIA MAIS BELA DE PORTUGAL

Destaques V+