Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Santos

"Dão-me este prémio, infelizmente não o posso cortar aos bocadinhos"

07 fev, 2017 - 22:04

O seleccionador foi distinguido pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal com o prémio “Personalidade do Ano – Martha de la Cal”.

A+ / A-
Fernando Santos. "Dão-me este prémio, infelizmente não o posso cortar aos bocadinhos"
Fernando Santos. "Dão-me este prémio, infelizmente não o posso cortar aos bocadinhos"

Fernando Santos foi esta tarde de terça-feira distinguido com o prémio “Personalidade do Ano – Martha de la Cal”, atribuído pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.

A cerimónia que decorreu na Cidade do Futebol teve a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e voltou a revelar um seleccionador emocionado e que acolheu o prémio com “muita honra e orgulho”.

O treinador campeão europeu por Portugal, em França, lembrou o rol de grandes personalidades de diferentes áreas que já receberam esta distinção.

"Sinto-me pequeno ao pé de todas estas grandes personalidades do país que foram alvo do prémio. Agradeço por me terem achado suficientemente capaz para ser distinguido com este prémio e sinto-me duplamente honrado por recebê-lo da mão de duas pessoas que muito contribuíram para estar aqui: o Presidente da República, que foi sempre meu apoiante e marcou-me muito pelos telefonemas que me fez antes dos jogos no Euro; e o meu presidente Fernando Gomes, sem ele nunca estaria aqui".

No seu discurso, Fernando Santos voltou a lembrar que não fez o caminho sozinho e que a coroação em França foi resultado do trabalho e sacrifício de muita gente.

"A causa primeira é Portugal, não Fernando Santos, este prémio tem uma parte minha, mas deve-se a todos os que me rodearam também ao longo deste tempo, esta força colectiva, esta união que se criou e levou Portugal a ganhar o título europeu, devia ser exemplo para Portugal também. Dão-me este prémio a mim, infelizmente não o posso cortar aos bocadinhos. Queria terminar agradecendo a Deus tudo o que me tem acontecido e dizer a família que isto também é para vocês".

Esta distinção já foi atribuída em anos anteriores a personalidades como Mário Soares, José Saramago, Joana Vasconcelos, António Mega Ferreira, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Fundação Champalimaud, dentre outros, e visa reconhecer o contributo dos premiados para a divulgação da imagem do país no exterior.

Já Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de salientar as qualidades do caracter de Fernando Santos.

"O que Fernando Santos tem de melhor não é ter nascido para ser herói, mas ter-se feito herói, com a sua humildade, capacidade de trabalho. Essa humildade que o faz aprender todos os dias, nunca se sentir superior aos outros e encontrar os que os outros têm de mérito, aquilo que podemos chamar de humanidade. Ele é sempre o mesmo, e as pessoas aprenderam a respeitar esse heroísmo, quase anónimo, discreto", salientou o presidente da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+