Tempo
|
A+ / A-

Perguntas e respostas para entender o que se passa no Novo Banco

06 fev, 2017 - 18:33 • Redacção com Lusa

O Governo vai vender ou nacionalizar o Novo Banco? Os contribuintes vão ser chamados a pagar? Qual é o futuro do Novo Banco? Perguntas e respostas sobre um processo que dura há mais de dois anos.

A+ / A-

O Novo Banco está para venda há mais de dois anos, num processo marcado por dificuldades, sobretudo devido aos activos problemáticos que “herdou” do Banco Espírito Santo (BES), o que fez surgir um debate político sobre a sua possível nacionalização.

Quando foi criado o Novo Banco?

Na noite de 3 de Agosto, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, faz a primeira declaração pública ao país.

Anunciou a aplicação de uma medida de resolução ao histórico banco BES – que no primeiro semestre desse ano tinha apresentado prejuízos de 3,6 mil milhões de euros, os maiores de sempre de um banco em Portugal, e cuja gestão era suspeita de irregularidades.

Ao mesmo tempo, com o objectivo de proteger depositantes e contribuintes, é anunciada a criação do Novo Banco como banco de transição para ficar com os activos considerados menos problemáticos do BES.

O Novo Banco tem como accionista único o Fundo de Resolução bancário, uma entidade pertencente às instituições financeiras que operam em Portugal (sendo as maiores fatias da Caixa Geral de Depósitos e do BCP, dadas as suas dimensões), mas cuja gestão é feita pelo Banco de Portugal e que consolida nas contas públicas.

O BES desapareceu?

Não. A entidade BES não terminou no momento da resolução, tendo ficado aí com os chamados “activos tóxicos” do antigo banco da família Espírito Santo, nomeadamente os créditos sobre entidades do Grupo Espírito Santo (GES), em geral de muito difícil recuperação, e filiais, como o BES Angola.

Em 2014, o “banco mau” BES registou prejuízos de 9,2 mil milhões de euros, sendo que a “fatia de leão” (8.947 milhões de euros) dizia respeito ao período entre 1 de Janeiro e 1 de Agosto desse ano, quando o antigo BES ainda existia, e os restantes 249 milhões referentes ao período desde 4 de Agosto até 31 de Dezembro.

Já em 2015 os prejuízos ascenderam a quase 3,6 mil milhões de euros e as contas de 2016 ainda não são conhecidas.

A licença bancária do BES foi revogada pelo Banco Central Europeu (BCE) em meados do ano passado e esta entidade está agora em liquidação.

Qual o capital social do Novo Banco? É suficiente?

O Novo Banco nasceu capitalizado com 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução bancário. Contudo, como este não tinha dinheiro suficiente para o capitalizar, o Tesouro público emprestou 3,9 mil milhões de euros.

O capital social inicial foi desde logo considerado escasso por alguns analistas do sector financeiro tendo em conta a dimensão e a qualidade de activos com que ficou.

Com o passar do tempo, a fragilidade do capital tornou-se mais óbvia, até porque alguns activos eram, afinal, problemáticos.

No final de 2015, o Novo Banco seria novamente recapitalizado em 2 mil milhões de euros, com a decisão do Banco de Portugal de transferir obrigações seniores do BES que inicialmente ficaram no Novo Banco para o “banco mau” BES.

Assim, no total, o Novo Banco foi capitalizado com 6,9 mil milhões de euros e tem sido referido que novamente precisa de mais capital, sem que o valor seja conhecido publicamente.

Qual é o posicionamento de mercado do Novo Banco?

O Novo Banco, actualmente liderado por António Ramalho, é dos maiores grupos bancário a operar em Portugal. Enquanto herdeiro de activos do BES, mantém um enfoque de banca de empresa, tendo uma quota de mercado de cerca de 20% nos empréstimos a empresas.

Em Setembro de 2016 – últimos dados conhecidos –, o Novo Banco tinha 34 mil milhões de euros em crédito a clientes, menos 3,3 milhões do que no final de 2015. Já os depósitos totalizavam 24,7 mil milhões de euros, menos 2,7 mil milhões face a Dezembro do ano anterior.

O Novo Banco passou por um processo de reestruturação nos últimos meses, com mais de mil saídas de trabalhadores (através de rescisões por mútuo acordo, reformas antecipadas e despedimento colectivo), tendo actualmente cerca de 6 mil funcionários. A rede comercial é superior a 500 agências.

Quais os resultados do Novo Banco?

Desde a sua criação e até Setembro de 2016, o Novo Banco acumulou prejuízos de 1.800 milhões de euros.

Só nos primeiros nove meses de 2016, o banco teve resultados negativos de 359 milhões de euros, mas que representam uma melhoria face aos 418,7 milhões de euros negativos dos primeiros nove meses de 2015.

O terceiro trimestre de 2016 foi a primeira vez que registou lucro desde que nasceu, de 3,7 milhões de euros.

Qual é o futuro do Novo Banco?

Incerto.

O objectivo desde o início, enquanto banco de transição, é que seja vendido.

Inicialmente foram dados dois anos pelas autoridades europeias para isso acontecer, mas, face à primeira tentativa de venda falhada (o processo foi cancelado em Setembro de 2015), o prazo foi prorrogado até Agosto deste ano.

Caso não seja vendido, o futuro pode passar por várias opções (ver abaixo), apesar de declarações públicas contraditórias dos governantes.

Em Julho do ano passado, numa carta enviada a Bruxelas, o Governo disse que não iria injectar mais dinheiro no Novo Banco e que, se a venda não se concretizasse, este seria liquidado.

Já em Janeiro, em entrevista à Reuters, o ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que a extinção do Novo Banco "está basicamente fora de causa" e admitiu a nacionalização, embora tenha sublinhado que "o foco é claramente o processo de venda".

Como decorre o processo de venda do Novo Banco?

A primeira tentativa de venda do Novo Banco arrancou no final de 2014, mas foi cancelada em Setembro de 2015, com o Banco de Portugal a considerar que nenhuma proposta apresentada era interessante.

Então os interessados eram três, os chineses Anbang e Fosun (que, entretanto, se tornou accionista do BCP) e os norte-americanos da Apollo.

Já no início de 2016 arrancou o segundo processo de venda, que ainda prossegue.

A venda do Novo Banco é um dossiê gerido pelo Banco de Portugal, tendo este contratado o ex-secretário de Estado do governo PSD/CDS-PP Sérgio Monteiro exclusivamente para esse fim (com um ordenado superior a 20 mil euros por mês).

Contudo, este processo ganhou recentemente contornos mais políticos, estando envolvido directamente o Ministério das Finanças, devido às garantias públicas que podem ter de ser prestadas.

Em Janeiro, em declarações ao “Expresso”, o presidente do PS, Carlos César, criticou o processo de venda e considerou as propostas existentes "vexatórias".

As declarações de Carlos César parecem ser um sinal do ambiente pouco amistoso entre o Governo, liderado por António Costa, e o Banco de Portugal, liderado por Carlos Costa, uma vez que as dificuldades na venda podem obrigar a preparar soluções com impacto nas contas públicas.

Quem são os interessados no Novo Banco?

Há três finalistas à compra do Novo Banco: o fundo chinês Minsheng e os fundos norte-americanos Lone Star e Apollo/Centerbridge, que se juntaram.

De acordo com a imprensa, o chinês Minsheng tinha a melhor proposta financeira, mas não apresentou provas de que conseguiria pagar o montante oferecido, devido às restrições de movimentação de divisas na China. Contudo, ainda o poderá vir a fazer.

Passou então para a frente das negociações o fundo norte-americano Lone Star. Segundo a imprensa, esta proposta prevê a partilha de dividendos futuros com o Fundo de Resolução, o que agrada, mas também exige garantias estatais para eventuais perdas que o Novo Banco ainda tenha de assumir, o que o Governo tem recusado.

Na corrida está ainda oficialmente a parceria Apollo/Centerbridge, que tem sido muito discreta no posicionamento sobre este tema, mas que se mantém em contactos com as autoridades portuguesas.

A imprensa tem dado conta de que têm aparecido novos interessados, nomeadamente investidores portugueses, que se poderão aliar às propostas já existentes.

O que está a dificultar as negociações?

O peso dos activos problemáticos no balanço do Novo Banco é o principal problema.

Apesar de ter nascido com o rótulo de “banco bom” (por oposição ao “banco mau” BES), o Novo Banco tem acumulado prejuízos decorrentes do legado com que ficou, sobretudo crédito malparado, imobiliários e activos para venda, e há riscos de as perdas continuarem a materializar-se.

São estes riscos que nem potenciais compradores nem o Estado querem suportar.

Além disso, o Novo Banco poderá ainda ter de se confrontar com perdas decorrentes de processos judiciais existentes contra si, relacionados sobretudo com a resolução do BES, e cujo valor não é possível calcular com exactidão.

É para acomodar estes riscos futuros que os interessados pedem garantias do Estado.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse em Janeiro, em entrevista à TSF/"Diário de Notícias", que não aceitaria ofertas que envolvessem garantias públicas.

Qual o preço a que o Novo Banco poderá ser vendido?

Inicialmente, as expectativas eram de que o Novo Banco fosse vendido pelo menos por um montante que permitisse ao Fundo de Resolução reembolsar o Estado pelo empréstimo concedido para a capitalização (3,9 mil milhões de euros).

Esse valor, desde cedo considerado elevado pelos analistas, é agora uma “miragem” e o Governo percebeu isso, tendo mesmo feito legislação que permite aos bancos pagarem esse empréstimo a longo prazo (20 ou 30 anos, ou mais) através das contribuições já existentes para o Fundo de Resolução.

Neste momento, mais importante do que o preço imediato que alguém pague pelo Novo Banco, é garantir que o Estado não tenha de assumir mais encargos no futuro.

Foi mesmo falada a possibilidade de o Lone Star pagar um preço quase simbólico desde que não queira garantias públicas, mas o fundo norte-americano ainda não terá deixado cair essa exigência.

O que acontece caso o Novo Banco não seja vendido?

Vários cenários têm sido postos em cima da mesa, mas todos com implicações – e provavelmente significativas – para as contas públicas.

Um dos cenários que foi muito falado em Janeiro, inclusivamente por parte de dirigentes socialistas, como João Galamba, deputado e porta-voz do PS, foi a nacionalização, enquanto se aguarda por um momento mais favorável para a venda.

Em entrevista à Renascença e ao jornal “Público”, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, disse que o Governo está a tentar vender o Novo Banco, mas também não tem qualquer “preconceito” em relação a uma possível nacionalização.

A passagem da instituição para a esfera pública é também defendida por partidos de esquerda, como PCP e Bloco de Esquerda. A 3 de Fevereiro, as bancadas parlamentares do PS, PSD e CDS-PP votaram juntas contra os projectos de resolução do PCP e do BE que defendiam a manutenção do Novo Banco na esfera pública.

Contudo, a nacionalização poderá ter custos consideráveis para os contribuintes e, desde logo, é necessário saber como se fará a compra pelo Estado ao Fundo de Resolução.

Há ainda a hipótese de se alienar a privados apenas parte do capital social, continuando a outra parte no Fundo de Resolução.

Contudo, é preciso notar que qualquer solução que implique a continuação do envolvimento do Estado terá custos, uma vez que o Novo Banco precisa de mais capital.

As informações avançadas pela imprensa indicam que já este ano serão necessários mais 750 milhões de euros e que o valor deve subir a prazo, encargos que nestes caso teriam de ser assumidos pelos cofres públicos.

Outra solução falada no sector financeiro é “retalhar” o Novo Banco pelos bancos do sistema, os participantes do Fundo de Resolução. Neste caso, a questão é saber quem ficará com os activos problemáticos e custos de eventuais perdas judiciais.

Seja qual for, qualquer solução terá de ser aprovada pelo BCE e pela Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, instituições que já acompanham de perto todo o processo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+