Tempo
|
A+ / A-

Catarina tem 10 anos e carrega 9kg às costas. Petição quer menos peso nas mochilas

06 fev, 2017 - 07:24

As crianças que transportam mochilas muito pesadas começam cedo a ter problemas de coluna, como hiperlordose lombar, hipercifose torácica, escoliose e hérnias discais.

A+ / A-

“Contra o peso excessivo das mochilas escolares” é o nome da petição que reuniu, em apenas três semanas, cerca de 15 mil assinaturas, o que permite que dê entrada no Parlamento. Mas os signatários querem atingir as 20 mil para obrigar os deputados a legislar sobre o assunto.

A iniciativa foi lançada por um actor, uma jornalista e dois médicos, avança o “Diário de Notícias”, esta segunda-feira.

O jornal dá como exemplo o caso de Catarina: tem apenas mais um ano do que os quilos que carrega às costas para cumprir o seu dever de estudante. Tem 10 anos e, habitualmente, a sua mochila pesa nove. Mede 1,35 metros e tem 30 quilos.

"Não dá para deixar os livros todos no cacifo, porque tenho sempre milhentos trabalhos de casa ou testes todos seguidos. A minha mãe ajuda-me sempre a carregar a mochila quando me vai buscar. Para os rapazes é mais fácil, mas eu sou muito fraquinha", conta esta aluna do 5.º ano.

José Wallenstein, um dos primeiros signatários da petição, afirma que "está provado cientificamente que tanto peso traz problemas à postura das crianças e adolescentes. Os políticos têm de se responsabilizar".

"As crianças são os profissionais de amanhã. As crianças que transportam hoje mochilas muito pesadas começam cedo a ter problemas de coluna, sendo alguns dos mais conhecidos a hiperlordose lombar, a hipercifose torácica, a escoliose, as hérnias discais, entre outras ocorrências", diz o texto da petição.

Há mais de uma década que os alertas são dados, as campanhas repetem-se e os estudos comprovam os malefícios de tanta carga para as crianças.

Segundo um estudo realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) e a revista Proteste, mais de metade das crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade transportam peso a mais nas suas mochilas escolares. Foram pesadas 360 crianças e as respectivas mochilas escolares, em 14 escolas públicas e privadas.

O estudo revelou que 53% das crianças que participaram no trabalho transportavam mochilas com uma carga acima do recomendável pela Organização Mundial da Saúde, isto é, superior a 10% do seu próprio peso. A situação mais dramática, refere a mesma publicação, foi verificada no caso de uma criança de 11 anos, que com 32 quilos transportava uma mochila de dez, quando o ideal seria que não carregasse mais de 3,2 quilos.

O mesmo estudo indica que 61% dos estudantes com 10 anos transportavam cargas excessivas, o mesmo acontecendo a 44% com 12 anos. Independentemente da idade dos alunos, o estudo acrescentou que a percentagem de mochilas com peso a mais era maior nas escolas privadas do que nas públicas.

Poder ler aqui na íntegra a petição

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Catarina Sousa
    07 fev, 2017 Leiria 17:23
    Um livro p disciplina é demasiado. E é um negócio entre Ministério da Educação e Editoras. Porque não livros sim mas em fichas co a matéria do 1* período 2* 3* e assim a criança levava essa dita ficha do livro com mt menos folhas ... daí menos peso! Assim carrega todos livros com a matéria tda tds dias mais cadernos ou dossier bolsa com canetas e afins .........
  • Vasco
    06 fev, 2017 Santarém 22:43
    Muita matéria para iludir e para alimentar editoras e pouco ensinamento consistente.
  • Fernando Monteiro
    06 fev, 2017 Castelo Branco 21:33
    A minha neta tem 10 anos, anda na escola João Ruíz de Castelo Branco, pesa 25 Kg e transporta todos os dias uma mochila com 10Kg de livros. E´ um atentado a sua estrutura óssea, respiratória e cardíaca. Sou médico e sei do que falo.
  • António Rebelo
    06 fev, 2017 Castelo Branco. 16:04
    Obrigar uma criança a andar com menos peso na mochila... eu nao OBRIGVA. Mas, assinava uma petição a fim das crianças andarem com menos peso nas mochilas
  • Bruno Pereira
    06 fev, 2017 Porto 15:35
    O comentário do Sr. Antonio, das duas uma, ou não é pai ou então é uma pessoa totalmente irracional. O seu comentario é totalmente desapropriado e sem qualquer sentido. Claro que é demasiado o peso das mochilas. Isto pq os miudos alem doslivros que necessitam, vao ainda com livros de fichas inventados pelas editoras dos quais poderiam prescindir, isto pq antigamente nao seusava isso, faziamos tudo praticamente no livro da disciplina. Hoje é tudo um negocio, liviros de fichas, Cd´s etc...toda uma parafernalia desnecessaria, mas esse sr esqueceu-se, se calhar convem. Amaior parte dos pais, assim como eu, decerteza que nao querem despachar os seus filhos , mas sim passar tempo com eles, mas à semelhança do peso das mochilas existe ainda outro problema que devroa ser erradicado, que é a quantidade deTPC que todos os dias trazem.
  • isilda Reis
    06 fev, 2017 Lisboa 15:05
    Tenho dois filhos a quem acontece o mesmo. Cheguei a pesar a mochila do meu filho e esta tinha 12KG no dia em que tem mais aulas. A sugestão que faço é pedir que as editoras editem fascículos das matérias e não manuais com 2KG.
  • Margarida França
    06 fev, 2017 Aldeia de Paio Pires 15:03
    Eu fiquei com sérios problemas na coluna! Hoje tenho escoliose muito acentuada o que com o decorrer da idade me provoca muitas dores. Na altura se não levássemos todo o material tínhamos falta! Eu andava sempre com medo de apanhar falta porque 3 faltas de material equivalia a 1 falta! Na aula de matemática não podíamos pedir sequer a borracha emprestada!!!
  • fernando santos
    06 fev, 2017 guimaraes 15:02
    eu não concordo com o peso que o meu filho leva de livros na mochila para a escola ,para que são as tecnologias ex: tabletes.....
  • Luis
    06 fev, 2017 PeM 14:58
    Duvido que algum destas crianças carregue mais peso na mão, costas, cabeça ou outra parte do corpo que os meus pais (já sou de outro tempos). Descalços, mal vestidos, mal alimentados e sem dias de descanso. Andamos a criar frangos de aviário que não dão uma prá caixa é o que é! Coitadinhas das crianças... vejam lá que ter de fazer 500 metros até ao autocarro ou até é escola com 9 kg á costas. Que violência! vejam lá mas perdem tempo com alguma coisa útil.
  • Nuno
    06 fev, 2017 V.N.Gaia 14:46
    Isto já vem de longa data, e está provado cientificamente que as crianças carregam peso de mais.Acho lamentável certos comentários aqui reproduzidos, mas enfim, são opiniões.Uma coisa tenho certa meu neto tem dias de cargar para a escola mais peso na mochila do que eu cargava enquanto em missão de combate. Agora pensem

Destaques V+