Tempo
|
A+ / A-

Cartazes contra o Papa Francisco espalhados em Roma

05 fev, 2017 - 15:49

Não se conhecem os autores da acção, mas poderá tratar-se de mais um episódio da polémica entre o Vaticano e a Ordem de Malta.

A+ / A-

Veja também:


Dezenas de cartazes contra o Papa Francisco foram colados nas ruas de Roma.

Os cartazes, entretanto tapados, referiam a “decapitação da Ordem de Malta” e neles podia ler-se: “Francisco, interditaste congregações, afastaste sacerdotes, decapitaste a Ordem de Malta e os franciscanos da Imaculada, ignoraste cardeais... mas onde está a tua misericórdia?".

O incidente está a ser investigado pelas autoridades.

Antonio Spadaro, director da revista da Companhia de Jesus “Civiltà Cattolica” interpretou os cartazes como “uma medalha pelo empenho do Papa contra os muros e o racismo”.

Não se conhecem os autores da acção, mas poderá tratar-se de mais um episódio da polémica entre o Vaticano e a Ordem de Malta.

No centro da discussão, está a demissão de Albrecht von Boeselager, que ocupava o cargo de grão-chanceler, pelo Príncipe e grão-mestre Matthew Festing.

Boeselager é acusado de ter permitido a distribuição de preservativos em três missões humanitárias da Ordem de Malta na Birmânia, contrariando assim a doutrina da Igreja Católica sobre contracepção. Instado a demitir-se, na presença de Festing, Boeselager recusou, negando as acusações, pelo que foi suspenso. Alegadamente, Festing terá dito que a demissão de Boeselager correspondia à vontade do Papa Francisco.

A Santa Sé manifestou, contudo, dúvidas sobre o processo e cartas entretanto reveladas, entre a secretaria de Estado da Santa Sé e a Ordem, sublinham que Francisco não tinha pedido a demissão de ninguém, preferindo que o assunto fosse resolvido internamente.

Por isso, em Dezembro de 2016, o Vaticano instituiu uma comissão de inquérito, composta por cinco pessoas, incluindo um arcebispo, um advogado e o líder do ramo libanês da Ordem de Malta. A comissão tem por objectivo averiguar detalhes de todo o processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    06 fev, 2017 palmela 23:47
    as tantas quem meteu os cartazes foi aquele portugues que falou para televisao dizendo que marcelo se comportava como um papa!
  • VICTOR MARQUES
    05 fev, 2017 Matosinhos 15:57
    "Ordem de Malta" ou desordem da malta?!!!...

Destaques V+