Tempo
|
A+ / A-

“Filibuster”. Habitue-se a esta palavra (que pode ser arma contra Trump)

04 fev, 2017 - 17:04 • Filipe d'Avillez

Saiba o que é e como funciona um dos mais potentes mecanismos do Congresso para impedir as políticas de Donald Trump.

A+ / A-

Veja também:


Com maiorias republicanas na Câmara dos Representantes e no Senado, pode-se pensar que Donald Trump tem a faca e o queijo na mão no que toca à implementação das suas medidas.

Mas não é assim tão simples. Os democratas podem ainda recorrer a uma medida extrema para bloquear leis ou políticas propostas pelos republicanos ou pelo Presidente, conhecido no sistema americano como “filibuster”.

As normas do Congresso permitem aos senadores falar o tempo que quiserem sobre o assunto que entenderem, independentemente do que está em cima da mesa para discussão. Usando esta táctica, os democratas podem, depois de pedir a palavra, falar durante tanto tempo quanto o necessário para impossibilitar uma votação.

A única maneira de travar um “filibuster” é se uma maioria de 60 senadores chega a acordo para encerrar o debate e passar à votação. O problema é que os republicanos têm apenas 52 senadores, pelo que teriam sempre de contar com oito dissidências entre os democratas caso estes decidam recorrer a este mecanismo.

O “filibuster” já foi usado diversas vezes no Senado (a Câmara dos Representantes tem regras diferentes) por ambos os partidos ao longo da história, mas tem um custo político, com o partido que a ele recorre a ser acusado de obstrucionismo e de política destrutiva pelos seus opositores.

Tendo em conta que a maioria republicana foi diversas vezes criticada pelos democratas por obstruir as políticas de Obama ao longo dos últimos oito anos, o recurso excessivo a esta ou outras formas de o fazer agora poderá ser visto como hipocrisia e ter custos eleitorais, mas há certos casos, como por exemplo na defesa do Obamacare, em que é praticamente certo que os democratas recorrerão a todas as medidas ao seu alcance para impedir que Trump vá para a frente com as suas ideias.

Tópicos
Saiba Mais
      Comentários
      Tem 1500 caracteres disponíveis
      Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

      Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

      Destaques V+