Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contagem decrescente para validar despesas no e-fatura. Tire aqui as suas dúvidas

02 fev, 2017 - 15:39 • Cristina Nascimento com Redacção

Quanto tempo devo guardar as facturas em papel? Ganho em entregar a declaração em conjunto? Os ouvintes da Renascença perguntaram, dois especialistas responderam.

A+ / A-
Veja também:

Até 15 de Fevereiro todos os contribuintes têm de validar as suas facturas no portal e-fatura para garantir que tem direito às deduções em sede de IRS.

Tendo em vista a aproximação do prazo, o programa Carla Rocha - Manhã da Renascença convidou Vítor Vicente, contabilista, e Ernesto Pinto, fiscalista, para tirar as dúvidas dos ouvintes.


O meu filho estuda, mas também começou a trabalhar este ano. Devo declará-lo como dependente no meu IRS?

Depende do rendimento que ele teve durante o ano passado. Se o rendimento que ele teve tiver sido superior ao salário mínimo nacional, então ele terá que fazer uma declaração à parte. Se tiver sido inferior, pode continuar no agregado familiar. Obviamente que, neste último caso, as despesas de educação beneficiarão o agregado.

Quanto tempo que guardar as facturas em papel?

O artigo 128 do Código do IRS diz-nos que existe uma obrigação de comprovar os elementos das declarações sempre que a Autoridade Tributária (AT) os solicitar. Não está nem neste artigo nem em nenhum outro dos códigos fiscais nada a indicar que, pelo facto de as despesas terem sido comunicadas através do e-fatura, terem sido validadas e não ter havido nenhuma anomalia, nada isenta o contribuinte de apresentar os comprovativos reais à Autoridade Tributária, se ela algum dia nos vier a exigir.

O legislador ainda não contemplou essa situação embora da AT vêm informações que, se tudo correu bem no processos de validação, em princípio, pode deitar fora as facturas em papel. Isto aplica-se apenas aos casos em que as facturas foram registadas pelos agentes económicos. Se são os contribuintes a registar tem de se guardar durante quatro anos. Eu guardo-as. Pode ser defeito de profissão, mas guardo-as.

Tenho uma filha a estudar na universidade a viver fora da nossa residência. O recibo da renda de casa onde ela mora, bem como as despesas de luz, água, internet, etc., podem ser validadas como despesa de educação ou habitação?

Não. As despesas de educação só podem ser aceites se forem passadas por um estabelecimento de ensino ou por algumas das entidades que estejam qualificadas para passar facturas com esse tipo de despesa. Assim, a renda da casa, bem como as outras contas mencionadas, não são consideradas despesa de educação. Neste caso, as rendas também não podem ser consideradas como despesa de habitação porque esta renda não diz parte à habitação permanente do agregado familiar que está noutra morada.

Estas despesas têm todas de ser qualificadas como despesa geral familiar.

A minha mãe compra cálcio, por indicação médica. No entanto, o estabelecimento não permite que o fisco considere essas despesas como sendo de saúde e vão para despesas gerais. Como contorno esta situação?

Dificilmente pode ser contornada. Tem uma declaração médica, mas o local onde compra o cálcio não está registado como sendo dessa actividade, ou seja, não tem Código de Actividade Económica (CAE) que permita associar essa despesa ao sector da saúde. A partir do momento em que o contribuinte pede a factura com o número de contribuinte elas são depois encaixadas automaticamente na sua rubrica no e-fatura. Como o CAE não pertence ao sector da saúde vai automaticamente para as despesas gerais.

O contribuinte tem de ser muito proactivo se quiser pagar menos impostos dentro da legalidade. Quando vai fazer essa despesa tem de que se certificar se quem lhe está a prestar o serviço está de facto no sector da educação ou saúde.

Afinal, as refeições escolares podem ou não ser incluídas nas despesas de educação?

Sim, e, em princípio, estarão incluídas de forma automática. Quem tem os filhos no estabelecimento privado já havia um encaixe automático porque quando era passado o recibo esse estabelecimento já incluíam as despesa com refeições. Quem tem no público havia um problema porque quando as refeições eram fornecidas por outra entidade pública entrava como despesa de educação, mas se as refeições fossem servidas por serviços de "catering" já não entrava. Voltamos à história do CAE. É necessário que a entidade que fornece essa refeição tenha o CAE de alimentação escolar, independentemente da taxa de IVA.

Os valores de despesas apuradas pelo portal e-fatura não estão, no meu entender, correctos. Posso corrigir?

O contribuinte pode manualmente fazer essa correcção no Anexo H do IRS (no quadro 6C). Mas se o fizer em qualquer uma das despesas – saúde, educação, habitação ou lares – tem que preencher manualmente todas os campos, mesmo que seja apenas copiar os valores do e-fatura.

Tenho um animal de estimação. Que despesas contam para efeitos fiscais?

As despesas em actividades veterinárias são uma das novidades que temos este ano no que diz respeito ao benefício que pode dar em IVA, na dedução relativamente ao IVA (onde estão também incluídas as despesas com alojamento, salões de beleza, reparações automóvel e motociclos). A actividade veterinária será tudo o que seja relacionado com a saúde do animal – consultas e vacinas, por exemplo. A alimentação não é considerada uma despesa dessa natureza.

No entanto, importa relativizar porque estamos a falar de um benefício de cêntimos. O que é deduzido nesta parte do IVA é 15% do IVA que foi pago pelo consumidor quando foi ao veterinário. Estamos a falar de um ou dois euros por ano.

Os trabalhadores independentes, a recibos verdes e/ou empresários em nome individual têm de ter algum cuidado especial na validação de facturas no portal e-fatura?

Sim. Essas pessoas vão pedindo, ao longo do ano, facturas com o seu número de contribuinte, mas que não são facturas para as despesas pessoais, são facturas para a sua actividade empresarial. Acontece que, dentro do Portal das Finanças, as facturas estão todas no mesmo sítio e se não forem ao portal notificar que determinadas despesas dizem respeito à actividade profissional podem arranjar deduções indevidas no IRS.

Sou casada, mas vou entregar o IRS em separado do meu marido. Como serão contabilizadas as deduções dos nossos filhos?

Primeiro, seria bom que a ouvinte simulasse antes de tomar a decisão se quer entregar em separado ou conjunto. Por defeito, a entrega é em separado, mesmo para os casados. As despesas relativamente aos dependentes vão ser partidas ao meio.

Existe uma regra mais ou menos básica se os dois elementos do casal tiverem rendimentos muito díspares – um muito elevado e outro muito baixo – por norma compensa a entrega em conjunto. Por exemplo, um ganha 900 euros e outro 1.900 euros, eu diria que, com quase toda a certeza, valeria mais entregar em conjunto. No entanto, perante as dúvidas o melhor é simular.

No caso de divorciados, com guarda conjunta, os dois progenitores podem indicar o número de contribuinte dos filhos e as despesas também vão ser repartidas pelos dois.

Este ano vai haver declaração de IRS pré-preenchida. Se não fizer nada, o que é que acontece?

O Fisco adopta a declaração pré-preenchida.

Conselhos finais:

  • Não esquecer de verificar se tem as senhas do Portal das Finanças em condições de forma a que consiga verificar as facturas dos seus descendentes ou ascendentes
  • Mesmo sem ter a noção dos "plafonds" ou quais são as despesas elegíveis, o importante é, ao longo do ano, peça sempre factura e com número de contribuinte. De em quando vá ao portal e-fatura verificar se as suas despesas estão atribuídas aos sectores correctos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria jose sousa
    08 fev, 2018 corroios 13:10
    os seguros habitação entram para as despesas gerais ou para os imóveis?
  • Rita
    08 fev, 2017 Lisboa 01:13
    a Nos telecomunicações anda emitir facturas a zeros, que aparecem no e factura, a pessoas que não são clientes. Alguém sabe qual a razão? As implicações disto? Como se eliminam estás facturas falsas do nosso Efatura?
  • Conceição Ribeiro
    04 fev, 2017 Porto 08:22
    Depois de validar qual o passo a seguir. Onde confirmo que quero a declaração em conjunto com meu marido? Onde posso verificar nossos rendimentos e coleta ref à pensão de reform? Meu marido está internado e estou um pouco assustada...
  • Tiago Curvêlo Costa
    03 fev, 2017 Lisboa 23:09
    Boa noite, As despesas com a prestação bancária da casa, juros e seguros, são consideradas despesas de habitação? Obrigado
  • Luis Pina do Pranto
    03 fev, 2017 V.N.de Gaia 22:45
    Como agir ?!!! Não é a primeira vez que me debato com o problema de ter imensas despesas de saúde que infelizmente paguei ao longo do ano, ou seja, fundamentalmente de hospital, e ter de registar todos estes recibos como consumidor, e ver que não chega o momento de os ver confirmados pelo "comerciante" (Centro Hospitalar S.João, Epe) assim como todos os recibos de renda que paguei durante o ano de 2016. Dia 15 de Fevereiro está próximo. Como conferir minhas deduções à coleta ??? M.Obrigado.
  • Carlos Pereira
    03 fev, 2017 Barcelos 14:43
    Boa tarde! Na minha situação, sou divorciado e pago pensão da filha que é menor em nome da mãe, assim estipulado por escrito no acto do divórcio. Este ano que já está preenchido automaticamente pela instituição AT, como fazer para declarar essa despesa?
  • Joaquim Celestino Ca
    02 fev, 2017 Pontinha 19:58
    Boas. Perdi bastante dinheiro em ações em 2016. É possível vir a reaver parte do dinheiro perdido? As chamadas menos-valias? Inclusivé envolvi algumas do Banif num negócio. Obrigado
  • Jose Borlido
    02 fev, 2017 Viana do Castelo 18:14
    Tenho um seguro de saúde que como todos e isento de IVA e considerada uma despesa de saúde no entanto o É Fatura não permite validar como saúde pois refere que a entidade não está registada nessa atividade. Que fazer para tornear a situação. a entidade é a fidelidade seguros. Obrigado José Borlido
  • José Fernandes
    02 fev, 2017 Lisboa 18:08
    Bom dia! No passado ano, por ter entregue a minha declaração de IRS mais tarde fui multado e tributado separadamente ficando prejudicado pois minha mulher tem imensas despesas elevadas devido a uma doença grave acabei por pagar uma quantia excessiva de imposto.Não houve deduções devidas.Como devo proceder a fim de que uma mais justa tributação seja aplicada?Posso atempadamente corrigir este procedimento fiscal?Poderi como trabalhador independente entregar a declaração em papel?
  • Manuel João Sousa
    02 fev, 2017 ALVERCA 17:45
    Como devem ser validadas facturas emitidas por um hipermercado onde simultâneamente constam despesas com produtos alimentares e outros, nomeadamente produtos de higiene, vestir, etc. São os valores dos produtos alimentares considerados como despesas de alimentação?

Destaques V+