Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sahana, de 10 anos, tem a doença do “homem-árvore”

02 fev, 2017 - 10:30

A menina tem no seu rosto (queixo, orelhas, nariz) crescimentos que se assemelham a pequenos ramos de árvore.

A+ / A-

Sahana Khatun, de 10 anos, vive no Bangladesh e pode ser a primeira pessoa do sexo feminino a ser portadora da síndrome do "homem-árvore". Apenas são conhecidos outros três casos no mundo, todos do sexo masculino.

A menina tem no seu rosto (queixo, orelhas, nariz) crescimentos que se assemelham a pequenos ramos de árvore.

Está a receber tratamento no hospital de Daca.

O nome científico é “epidermodisplasia verruciforme” mas é mais conhecida como a doença do “homem-árvore”.

Ainda que a jovem esteja a ser submetida aos exames necessários para determinar se, efectivamente, esta é a doença, os médicos acreditam que é o mais provável.

Segundo o jornal “The Guardian”, o pai da menina - um “trabalhador rural pobre” - não se preocupou muito com as primeiras verrugas. Contudo, quando cresceram mais e começaram a dominar o rosto levou a sua filha à capital, para que pudesse acompanhada no Hospital Universitário de Daca.

O primeiro caso identificado no país foi o de Abul Bajandar. Esta doença faz com que lhe cresçam verrugas nas mãos que parecem ramos, mas várias operações ajudaram a mudar-lhe a vida.

A criança exibe uma forma mais “suave” da doença, segundo os médicos, que esperam uma recuperação mais rápida do que a de Abul.

Este “homem-árvore” teve que ser submetido a 16 cirurgias para remover as verrugas nas mãos e pernas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FRANCISCO PEREIRA
    02 fev, 2017 VILAR DE ANDORINHO 12:55
    De que é derivada a doença e como se adquire ? Há algum tratamento possível ? Há alguma associação de apoio no tratamento ? Estes casos deverão ser apoiados, contrariamente á menina que questiona Trump se alguma vez ficou sem comida. Este caso é chocante. Quando se prepara uma criança para situações dessas ...

Destaques V+