Tempo
|
A+ / A-

CDS vai apresentar proposta para defender pessoas em fim de vida

01 fev, 2017 - 15:15 • Ricardo Vieira

A proposta foi bem acolhida pelos outros partidos, mas o PS e o Bloco defenderam que não se deve confundir o debate dos cuidados paliativos com o da eutanásia.

A+ / A-
Dezenas participam em manifestação contra despenalização da eutanásia
Dezenas participam em manifestação contra despenalização da eutanásia

O CDS vai apresentar uma proposta para defender "a dignidade das pessoas em fim de vida", anunciou esta quarta-feira a deputada Isabel Galriça Neto.

"Estas pessoas têm o direito a receber informação detalhada sobre a natureza da sua doença, sobre o prognóstico e sobre os cenários clínicos e tratamentos disponíveis, a participar activamente no plano terapêutico, explicitando as medidas, incluindo as de suporte artificial das funções vitais que deseja e não deseja receber, podendo recusar tratamentos", defendeu Isabel Galriça Neto no plenário da Assembleia da República.

Durante uma declaração política, a deputada adiantou que a proposta do CDS vai contemplar o "o direito a receber cuidados paliativos por uma equipa de profissionais credenciados, em ambiente hospitalar, domiciliário ou em instituições residenciais".

O CDS reafirma a oposição à eutanásia porque, argumenta, "o sofrimento em fim de vida resolve-se cuidando e não tirando a vida a quem sofre".

“O problema do sofrimento é real e não o negamos, tem que ser combatido com medidas activas, não eliminando o ser humano. Sociedade moderna é aquela que cuida dos mais vulneráveis e não os deixa para trás”, sublinha Isabel Galriça Neto.

A deputada explica que o objectivo é "garantir que os nossos concidadãos com doenças graves e em fim de vida terão melhor qualidade de vida e não terão de ser deixados em sofrimento destrutivo, sem o apoio que lhes é devido".

Os centristas avançam com a proposta no dia em que o Parlamento debate a petição do movimento cívico “Direito a morrer com dignidade”, que defende a despenalização da eutanásia e pede que a Assembleia da República legisle nesse sentido.

A proposta do CDS para defesa da dignidade das pessoas em fim de vida foi bem acolhida pelos outros partidos, mas o PS e o Bloco de Esquerda defenderam que não se deve confundir o debate dos cuidados paliativos com a discussão da eutanásia.

"Não nos parece possível e recomendável que se queira fazer ligação entre reforço dos cuidados paliativos e a questão da morte assistida", disse a deputada do PS Luísa Salgueiro.

O PCP, pela voz de Carla Cruz, rejeita que a "eutanásia seja o sucedâneo dos cuidados paliativos" e considera que o CDS podia ter feito mais pelos cuidados em fim de vida quando esteve no Governo: "A lei não está totalmente regulamentada. Criaram a rede, mas esta não tem a cobertura necessária e mão dá uma verdadeira resposta às necessidades dos doentes".

O debate parlamentar desta quarta-feira foi antecedido por uma manifestação, em frente à Assembleia da República, contra a despenalização da eutanásia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    01 fev, 2017 lx 19:01
    Mais parecem uma seita de Jihadistas fanáticos estes seguidores da Crista.Vão pregar para o deserto!
  • João Lopes
    01 fev, 2017 Viseu 18:10
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • Luis
    01 fev, 2017 Lisboa 18:09
    Em fim de vida está o CDS. Andaram demasiado tempo a enganar toda a gente. Não passa de um pequeno partido que mais parece um um clube de bairro cujo objectivo é arranjar tacho para umas dezenas de boys parasitas. A moçoila Cristas Ronalda já está mais pantomineira que o irrevogável Paulinho Feirante.
  • Paulo Rodrigues
    01 fev, 2017 Penafiel 17:02
    Sou paraplégico há 20 anos e sou a favor da eutanásia. Nestas manifestações só vejo hipocrisia. A defenderem Interesses económicos… Muitas destas pessoas têm os filhos, pais e avós nos lares. Oiço Médicos contra a eutanásia, mas deixam os doentes morrer nos corredores dos hospitais. Oiço os padres a dizer: eutanásia? Nunca! Mas não fazem uma visita a um doente. Poderes autárquicos, autoridades em geral. Porquê de tanta discriminação, nas acessibilidades, acesso ao emprego. Quanta hipocrisia! Meus senhores. Vivemos numa sociedade egoísta! Quem está bem, está; quem não está, que se ponha. Vivemos num mundo em que se uma pessoa não consegue, autonomamente, chegar com a sua mão à boca, está, simplesmente, tramado. O que estão cá a fazer aquelas pessoas doentes, com paralisia cerebral e outros que, não ouvem, não falam, não comem se não por uma sonda, são sabem se é dia ou noite? Agora, mesmo assim, há quem queira viver! E a esses sim, ajudem a viver! Ajudem a ter qualidade de vida. Agora, se eu quero morrer, porque em querem obrigar a viver? Porque vou eu ficar numa cama a ganhar feridas por todo o lado?
  • Mafurra
    01 fev, 2017 Lisboa 16:17
    Defender pessoas em fim de vida ? Estão fartos de saber que ninguém lhes acaba com a vida, a não ser que o próprio interessado peça. Muito gostam estes "religiosos" de se armarem em ditadores destas causas. Como se eles é que fossem os detentores da verdade. E por causa deles, alguém que estivesse em sofrimento e já sem esperanças nenhumas, não podia ser senhor da sua própria vida. Senhores, as ditaduras já acabaram...
  • tuga
    01 fev, 2017 lisboa 15:31
    Estão a pensar neles!!!.. o CDS por este andar está mesmo em fim de vida, nem precisam de eutanásia!!! é só uma questão de tempo!! Alguém no seu juízo perfeito acredita nesta gente??

Destaques V+