Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. 300 alunos da Alexandre Herculano recomeçam aulas noutra escola

01 fev, 2017 - 09:53

Desde que encerrou, a escola tem sido alvo de algumas obras mais urgentes, pois chovia nas salas.

A+ / A-

Cerca de 300 alunos do 7.º e 8.º anos da Escola Alexandre Herculano, no Porto, que na passada quinta-feira foi encerrada por chover nas salas de aula, foram esta quarta-feira transferidos para a Ramalho Ortigão.

Em declarações à agência Lusa, o director da Escola Alexandre Herculano, Manuel Lima, garantiu que a Ramalho Ortigão, uma escola do mesmo agrupamento que fica a cerca de um quilómetro de distância, reúne todas as condições para acolher os alunos, na medida em que estes são acompanhados dos professores e pessoal auxiliar.

Segundo afirmou, a escola tem as condições físicas necessárias ao nível das salas, ginásio e cantina.

Ainda de acordo com Manuel Lima, cerca de 600 estudantes permanecem na Alexandre Herculano, mas em salas onde não chove e que reúnem todas as condições indispensáveis para que as aulas decorram com normalidade.

Desde que encerrou, a escola tem sido alvo de algumas obras mais urgentes, embora Manuel Lima desconheça o calendário para a realização dos trabalhos maiores de reabilitação do edifício. “Isso só o Ministério da Educação poderá revelar”, disse o responsável.

A falta de condições na Alexandre Herculano - projectada pelo arquitecto Marques da Silva (1869 -1947), autor da estação ferroviária de São Bento e da Casa de Serralves, e classificada como imóvel de interesse público -, obrigou ao seu encerramento na quinta-feira.

A decisão foi tomada pelo director da escola, Manuel Lima, face às más condições em que se encontram alguns espaços do edifício.

Na sexta-feira, após uma reunião com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a direcção do estabelecimento anunciou que foi decidido deslocar os estudantes dos 7.º e 8.º anos de escolaridade para a Escola Ramalho Ortigão.

Quanto aos alunos dos restantes graus de ensino – entre o 9.º e o 12.º ano, bem como período nocturno -, estão a regressar à Alexandre Herculano faseadamente, depois de, também na sexta-feira, a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, ter visitado o equipamento escolar e anunciado "obras urgentes".

A governante também referiu que só a autarquia tem acesso aos seis milhões de euros inscritos nos fundos do programa 2020 que podem servir para as obras de requalificação da Escola Alexandre Herculano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+