Tempo
|
A+ / A-

Restrição da entrada de refugiados e muçulmanos nos EUA é "página negra da história", diz bispo

30 jan, 2017 - 11:40 • Filipe d'Avillez

De Chicago ao Iraque, responsáveis da Igreja Católica condenam as medidas de imigração e de asilo do novo Presidente.

A+ / A-

As novas medidas restritivas de asilo e imigração, adoptadas pelo Presidente Donald Trump, são uma “página negra na história dos Estados Unidos”, considera o arcebispo Blase Cupich, de Chicago.

Donald Trump decidiu proibir a entrada nos Estados Unidos de refugiados durante quatro meses (e, por tempo indeterminado, dos refugiados oriundos da Síria). Mandou também suspender por 90 dias a entrada de quase todos os cidadãos de sete países de maioria muçulmana: Iraque, Síria, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen.

Num comunicado publicado no site da diocese, o cardeal tece fortíssimas críticas à medida de Donald Trump e diz que esta contraria os valores americanos e católicos.

“Este fim-de-semana provou ser uma página negra na história dos Estados Unidos. A ordem executiva para barrar a entrada na nossa nação àqueles, em particular muçulmanos, que fogem da violência, da opressão e perseguição contraria os valores católicos e americanos. Não estamos nós a repetir as decisões desastrosas daqueles que no passado fecharam as portas a quem fugia da violência, deixando certas etnias e religiões marginalizadas e excluídas? Nós, católicos, conhecemos bem essa história porque, tal como outros, já tivemos do lado de lá desse tipo de decisões”, escreve.

Cupich critica a medida por ter sido feita à pressa e de forma caótica e desconfia da justificação da administração de que não se trata de uma proibição dirigida especificamente a muçulmanos. “Dizem que não se trata da proibição de entrada de muçulmanos que foi falada durante a campanha, mas este acto dirige-se unicamente a países de maioria muçulmana. Abrem excepções para cristãos e minorias não-muçulmanas, mas não para muçulmanos que fogem para salvar as suas vidas.”

A tomada de posição de Cupich segue-se a outra por parte do arcebispo de Detroit, Allen H. Vigneron, numa carta enviada ao Concelho de Imãs. O arcebispo afirma que a comunidade católica "continuará a erguer a voz por, e a cuidar de, imigrantes e refugiados, independentemente da religião ou país de origem".

A região do Detroit alberga a cidade de Dearborn, que tem a maior população muçulmana nos Estados Unidos.

"Armadilha"

O facto de a ordem executiva permitir excepções para cristãos e membros de outras minorias religiosas também já foi criticado por responsáveis eclesiais do Médio Oriente, com o patriarca da Igreja Católica Caldeia, no Iraque, a dizer que se trata de uma “armadilha”, pois aumenta a percepção que já existe entre muitos muçulmanos de que os cristãos são estrangeiros no seu próprio país, aumentando assim também a perseguição a que são sujeitos.

No seu comunicado, o cardeal Cupich recorda ainda o historial da Igreja Católica de ajudar a acolher refugiados. “Vimos o medo inicial transformar-se em vontade generosa das comunidades para aceitar e integrar refugiados. Aqui em Chicago, gerações de migrantes encontraram uma nova casa. Somos melhores por causa disso”.

A ordem executiva de Trump, com efeitos imediatos, causou o caos em vários aeroportos americanos, com turistas e viajantes a serem barrados e impedidos de entrar no país, nalguns casos apesar de terem vistos válidos.

Trump já afirmou que a medida é temporária e que será levantada dentro de 90 dias, quando a segurança nos aeroportos e pontos de entrada no país tiver sido fortalecida.

António Guterres alerta: o preconceito está a receber "carta verde" no discurso público
António Guterres alerta: o preconceito está a receber "carta verde" no discurso público
"Todos os que vierem estão a salvo". Nova Iorque e Virgínia contra ordem de Trump
"Todos os que vierem estão a salvo". Nova Iorque e Virgínia contra ordem de Trump
Trump suspende entrada de refugiados nos EUA
Trump suspende entrada de refugiados nos EUA
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José de Sousa
    31 jan, 2017 Loures 10:02
    O asco da raça humana. Sem comentários, nojento, asqueroso no aspecto e na forma.
  • tuga
    30 jan, 2017 lisboa 15:27
    Porque é que o bispo não diz que o ISIS foi financiado com o dinheiro do petróleo pelos países arabes??? porque é que o bispo não denuncia esses mesmos países arabes que não querem lá nenhum refugiado???? há muito por explicar por detrás disto tudo!!!!
  • FR
    30 jan, 2017 Portugal 14:52
    A humanidade não vai regressar ao passado e ao conservadorismo. Fogo com fogo nunca resultou, só resultou na altura que éramos selvagens e os ganhos eram marginais. Não vale apena roubar o ganho do vizinho à força quando com cooperação podemos infinitamente mais. A solução para a humanidade tem que ser criada e não está escrita. Essa solução dá muito trabalho, só alguns estão dispostos a isso.

Destaques V+