Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS português sobe em "ranking" europeu e fica à frente do inglês e espanhol

30 jan, 2017 - 10:49

A Holanda voltou a ser o país com melhor classificação e no final da lista ficou a Roménia.

A+ / A-

Portugal subiu seis posições num ranking internacional, o Euro Health Consumer Index (que compara o desempenho dos sistemas de saúde de 35 países europeus).

Esta avaliação anual coloca Portugal em 14.º lugar, com 763 pontos em mil possíveis, ficou à frente do Reino Unido e de Espanha, segundo a notícia do “Público”.

Na edição de 2016, a Holanda voltou a ser o país que reuniu mais pontos nos 48 indicadores avaliados, conseguindo uma classificação de 927 em 1000, por oposição à Roménia, que se ficou pelos 497 pontos.

A avaliação é feita a seis áreas distintas. As áreas em que Portugal pontua pior, e em que deveria investir mais, são a da “acessibilidade” — devido às listas de espera — e a “diversidade e abrangência dos serviços prestados”. Em contrapartida, conseguimos melhor classificação na área dos direitos dos doentes, dos resultados dos tratamentos e na prevenção.

Portugal fica também bem colocado no que diz respeito à relação entre os gastos em saúde e os resultados obtidos, uma análise do custo-eficiência dos cuidados de saúde que é designada “Bang for the buck”.

A Health Consumer Powerhouse (HCP) faz esta análise desde 2005.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr. José d'Assunção
    31 jan, 2017 Santa Maria da Feira 00:28
    Talvez?
  • Pedro Rodrigues
    30 jan, 2017 Tavira 17:41
    E o Psd esperando o diabo...
  • Pois é!
    30 jan, 2017 Lis 14:05
    Entretanto os arautos da desgraça e os desestabilizadores do País que esperam pelo diabo associados aos seus acolitos irrevogaveis, dedicam-se à maledicencia e criticam tudo, fazendo a politica do quanto pior melhor e da terra queimada!

Destaques V+