Tempo
|
A+ / A-

Mais de um milhão de britânicos assinam petição contra visita de Trump

30 jan, 2017 - 09:18

Estão também agendadas manifestações, numa clara pressão para que a primeira-ministra, Theresa May, cancele a visita do Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

A petição que corre no Reino Unido para pedir ao Governo que retire o carácter oficial do convite feito ao Presidente dos Estados Unidos para visitar o país, já ultrapassou um milhão de assinaturas.

Os signatários, que lembra a "bem documentada misoginia e vulgaridade" de Donald Trump, não querem proibir a sua entrada, mas evitar que seja recebido pela Rainha – algo que acontece sempre que se trata de uma visita de Estado. “Trump deve poder entrar no Reino Unido na sua qualidade de líder do governo americano, mas não deve ser convidado para fazer uma visita oficial porque isso constrangedor para Sua Majestade a Rainha", lê-se na petição.

Em causa está a proibição que o recém-empossado Presidente norte-americano decretou contra a entrada no país de cidadãos de vários países.

Além da petição, estão previstas manifestações para esta segunda-feira nas ruas de Londres, Manchester, Bristol, Brighton, Liverpool, Glasgow, Edimburgo, Cardiff e Swansea, a partir das 18h00.

Na sexta-feira, Donald Trump suspendeu a entrada de refugiados nos Estados Unidos por pelo menos 120 dias e impôs um controlo a viajantes oriundos do Irão, do Iraque, da Líbia, da Somália, da Síria e do Iémen durante três meses.

Quem tenha autorização de residência permanente “não será afectado”, esclareceu o chefe de gabinete da Casa Branca, Reince Priebus.

No domingo, e face à vaga de contestação em todo o mundo, o Presidente norte-americano veio justificar que a sua ordem executiva não era um veto a muçulmanos e que “os Estados Unidos da América são um país orgulhoso de imigrantes”.

Trump lembrou ainda que a decisão deixou de fora mais de 40 países muçulmanos e que os sete afectados já constavam de uma lista elaborada pela anterior administração, liderada por Barack Obama.

No mesmo dia, Donald Trump escreveu no Twitter:

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ó dr xico
    31 jan, 2017 pt 12:11
    ó mente brilhante! Tudo seria assim se o doido não estivesse a intervir com a ordem económica e de valores, mundial! Essa máxima do "problema deles", mostra bem que raciocinas com a cabeça dos dedos dos pés!
  • Dr Xico
    30 jan, 2017 Lisboa 16:38
    Os americanos escolheram este homem para presidente! e o que é que nós temos a ver com isso?? Os ingleses sairam da UE ...problema deles, mas pk temos de opinar sobre tudo e estar contra ou a favor. Eles que se governem e tenham muita sorte ...
  • Carlos Costa
    30 jan, 2017 Santarem 12:41
    Estes británicos são sempre os mesmos: Estúpidos e convencidos!!!!
  • Joao
    30 jan, 2017 POrtugal 11:57
    Sr Antonio Pais, o sr sabia que grande parte dos votantes no Brexit sao imigrantes com passaporte Britanico? Vc Sabia que outra grande Parte dos votantes sao pessoas que nao trabalham a anos e sao elas pessoas de varias nacionalidades com passaporte Britanico ? Vc sabia que outra grande parte sao os Idosos que veem as reformas em risco e esqueceu-se que ha alguns anos atras muito dinheiro inclusive de pensoes estava investido nos Bancos da Islandia com a ganancia de fazer dinheiro sem trabalhar e perderam tudo? Vc por favour me indique algo que um politico lhe possa prometer nos dias de hoje para convence-lo a votar no partido dele. Vc viu que que a Primeira ministra foi fazer acordos comerciais e militares com a Turquia um pais instavel cheio de problemas sociais,com atentados terroristas eminente a todo o tempo?Vs acha mesmo que e isto que os Britanicos inteligentes querem aqueles que gostam de circular livres que adoram os paises Europeus para viajar trabalhar e mesmo ate viver. Vc acha mesmo que e gente louca que o mundo precisa para ser governado,e por fim vc acha que existe algum pais grande e desenvolvidi que consiga sobreviver sem imigrantes. ja agora vc que pergunte ao Sr Trump porque e que ele nao fabrica os seus tenis Nike na America ou vc que se pergunte a si mesmo porque e que as fabricas sao deslocadas para paises pobres ou porque e que existem ainda paise pobres Um dia as mentiras ja nao valem mais e so resta atirar uns contra os outros que funciona bem.
  • vitor
    30 jan, 2017 lisboa 11:36
    O Ocidente está a desmoronar-se. Existem tantos ditadores corruptos e sanguinários à frente de tantos países africanos, asiaticos, etc., e não vejo na europa manifestações. Na Rússia o Putin é o ditador que silencia a imprensa e pelo que li já mandou aniquilar opositores e é um país que pode colocar a europa em perigo como fez com a Ucrania e outros antigos países do leste e não vejo nenhumas manifestações na europa. Que se passa? Será que os europeus pensam que podem mandar na politica americana? São os tais democratas que dizem que a democracia é muito bom, mas apenas quando ganham os partidos deles.
  • luis
    30 jan, 2017 Lisboa 11:32
    Devia ser aproveitada a oportunidade de um presidente americano vir à Europa, para ser levado perante um tribunal para responder pela responsabilidade na morte directa de 200 milhões de pessoas desde a guerra da Coreia até aos nossos dias.
  • Alberto
    30 jan, 2017 FUNCHAL 11:29
    E que tal se Trump "taxar" as exportações inglesas? ficavam "finos"...!
  • João
    30 jan, 2017 Lisboa 11:22
    Considero os britânicos dos povos mais estúpidos da Europa. Andam a berrar contra a UE, contra a entrada de portugueses, polacos, espanhóis e italianos, mas estão afogados até ao pescoço com "britânicos" do Paquistão, Bangladesh, Índia etc, o que o faz dizer ao Trump que são contra o controlo de muçulmanos! Porque será, estão cheios deles. Hipócritas até mais não andaram este tempo todos a enganar o projecto europeu, ajudaram a destruir e agora vêm dar uma de santinhos, quando a porcaria grassa na própria casa. As manifestações serão feitas pela esquerda e pelos milhares de milhares de muçulmanos que impõem já regras neste pais, que de país já tem pouco, mas é antes uma manta de retalhos dominada por estrangeiros.
  • O Silva
    30 jan, 2017 11:09
    " Britânicos " = Esquerdistas chorões que não aceitam a democracia quando não ganham
  • Luis
    30 jan, 2017 Lisboa 11:09
    Petição contra a visita de Trump,tudo bem. Petição contra os acordos de excepção a fazer comTrump, isso não? Os Inglesinhos sempre tiveram um conceito muito próprio do que é democracia. Na UE só comeram carninha e do lombo, os ossos deixaram sempre para os outros.

Destaques V+