Tempo
|
A+ / A-

Muro, refugiados e protestos. A primeira semana de Trump em vídeos

28 jan, 2017 - 12:03

O novo Presidente dos Estados Unidos iniciou o mandato a cumprir algumas das suas promessas mais polémicas. No seu esforço para "Make America Great Again", deu início ao fim do Obamacare, rasgou um tratado comercial, decretou a construção de um muro na fronteira com o México, fechou a porta aos cidadãos de alguns países muçulmanos e foi alvo de protestos nos EUA e um pouco por todo o mundo.

A+ / A-
As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano
As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano

20 de Janeiro

Durante a tomada de posse, em Washington, Donald Trump reafirmou os princípios que delinearam a sua campanha como candidato republicano. Atacou os políticos de Washington e prometeu devolver o poder ao povo. O novo lema da liderança dos EUA, resumiu, terá duas "regras simples: comprar americano, contratar americano", disse Trump durante o discurso inaugural.

Tomada de posse. Protestos anti-Trump em Washington
Tomada de posse. Protestos anti-Trump em Washington

Enquanto na zona do Capitólio, em Washigton, decorriam as cerimónias de tomada de posse de Donald Trump, na baixa da cidade decorriam alguns protestos anti-Trump. A polícia de Washington fez várias detenções (pelo menos 217, segundo a CNN).

Obamacare em risco. Trump cumpre promessa
Obamacare em risco. Trump cumpre promessa

Poucas horas depois da tomada de posse, assinou uma ordem executiva que marcou o início do fim do “Obamacare”, cumprindo uma das grandes promessas da sua campanha. Este “Affordable Care Act” garantiu seguros de saúde a cerca de 20 milhões de pessoas pobres e foi uma das bandeiras do anterior Presidente Barack Obama. Donald Trump congelou o “Obamacare” e promete criar um sistema melhor. Mas ainda não avançou qualquer alternativa.

Milhares na rua contra Trump. Na América, mas não só
Milhares na rua contra Trump. Na América, mas não só

22 de Janeiro

Milhares de pessoas encheram avenidas e praças por todo o mundo, de Londres a Sidney, para protestar contra Donald Trump. As manifestações também foram de solidariedade para com os protestos em Washignton. No evento principal, a "Marcha das Mulheres sobre Washington", a organização registou uma afluência de cerca de meio milhão de pessoas.

Mentiras ou "factos alternativos"? Visão da Casa Branca contradiz o dicionário
Mentiras ou "factos alternativos"? Visão da Casa Branca contradiz o dicionário

23 de Janeiro

Sean Spice, o porta-voz do Presidente, negou realidades evidentes em relação à adesão popular à cerimónia de tomada de posse e a conselheira Kellyanne Conway falou de “factos alternativos”. Trump atacou os média na sede da CIA e culpou-os por aquilo que ele disse. Os principais jornais reforçam escrutínio à Casa Branca. O correspondente da Renascença em Nova Iorque, José Alberto Lemos, explicou toda a polémica.

Além do braço-de-ferro com os jornalistas, Trump retirou os Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, na sigla inglesa), revogando um acordo que fazia parte do legado de Obama.

No mesmo dia, assinou uma ordem presidencial que proíbe o financiamento estatal de organizações não-governamentais que realizem ou promovam o aborto no estrangeiro.

Muro com o México avança. Trump já assinou decreto
Muro com o México avança. Trump já assinou decreto

25 de Janeiro

Trump assinou o decreto que deu luz verde à construção do muro na fronteira com o México. O novo líder norte-americano acredita que pode "incrementar as relações entre os nossos dois países, até um nível nunca antes visto". "Acredito que a nossa relação com o México vai melhorar", afirmou Trump.

"Resistam!" Activistas da Greenpeace sobem a grua para protestar contra Trump
"Resistam!" Activistas da Greenpeace sobem a grua para protestar contra Trump

Um grupo de activistas da organização ambientalista Greenpeace subiu a uma grua colocada a poucos quarteirões da Casa Branca em protesto contra a administração Trump. Os activistas penduraram uma faixa com a palavra "Resist".

"O México não pagará por qualquer muro", garante Presidente
"O México não pagará por qualquer muro", garante Presidente

26 de Janeiro

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou a decisão de Donald Trump de avançar com a construção do muro e garantiu que "o México não pagará por qualquer muro." Peña Nieto cancelou os planos de se encontrar com Donald Trump na próxima semana.

A primeira visita de um líder estrangeiro à Casa Branca de Trump
A primeira visita de um líder estrangeiro à Casa Branca de Trump

27 de Janeiro

Theresa May, primeira-ministra britânica, foi a primeira visita de um líder estrangeiro à Casa Branca de Trump. "A nossa relação nunca foi tão forte", disse Donald Trump no final do encontro. Ambos os países dizem estar 100% comprometidos com a NATO e mostram vontade de trabalhar num acordo de comércio bilateral.Trump voltou a elogiar o Brexit e a "boa"relação dos Estados Unidos com o México.

Trump suspende entrada de refugiados nos EUA
Trump suspende entrada de refugiados nos EUA

28 de Janeiro

O último decreto que Donald Trump assinou antes do fim da sua primeira semana como Presidente dos EUA, foi uma medida para suspender durante quatro meses a entrada no país de refugiados sírios e de outros seis países maioritariamente muçulmanos: Irão, Iraque, Somália, Sudão, Líbia e Iémen.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    28 jan, 2017 Coimbra 23:18
    Não partilho as ideias do sr. Trump, mas considero um absurdo que cada vez que se fala na construção do muro entre os USA e o México, a comunicação social se esqueça de dizer que a sua construção começou em 1994, durante o governo de Bill Clinton. O homem será paranóico mas não queiram fazer dele o único responsável pelo muro.
  • J
    28 jan, 2017 Lisboa 21:12
    Claro que está a cumprir. E vai cumprir muito mais. O pensável e o impensável. E vai atropelar regras, leis, tratados, acordos, o património construído no pós-guerra e a solidariedade entre Povos. Vai ser um vendaval de mudanças: "Interessas-me para o negócio? Óptimo." "Não me interessas para o negócio, põe-te a andar!". Mas, como no futebol, prognósticos só no fim. Vamos ver se ser negociante, com artes de fugir aos impostos, chega para ser Presidente dos EUA. A História fará o seu Juízo! Pode é não ser simpático ...
  • Marcelo Luiz Correa
    28 jan, 2017 São Paulo 16:47
    Pra quem não punha fé, se arrepiaram, pra quem o detesta, começaram a pirar. Trump já arranca em disparada, político é o cara que diz uma coisa no palanque e esquece ou faz o oposto no cargo, o cara está cumprindo o que prometeu. Então, por ora, está merecendo o Oscar!
  • J
    28 jan, 2017 Lisboa 15:38
    Dêem-lhe largueza total ... É o meu conselho. No fim, faz-se o balanço. Ele acha que os EUA são uma das suas empresas. Vamos deixá-lo achar que sim.

Destaques V+