Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa segundo o Fórum Económico Mundial: salários baixos atraem "startups"

27 jan, 2017 - 16:37

Capital surge ao lado de Dublin, Viena e Copenhaga, mas os motivos são outros: Lisboa é atractiva em boa medida porque “oferece baixos salários”.

A+ / A-

O Fórum Económico Mundial coloca Lisboa entre as dez melhores cidades para as “startups” (novas empresas, sobretudo de base tecnológica) se instalarem. A capital portuguesa surge ao lado de Dublin, Viena e Copenhaga, mas os motivos são outros: Lisboa é atractiva em boa medida porque “oferece baixos salários”.

O “top” surge na forma de vídeo publicado na página de Facebook do Fórum Económico Mundial, que lembra também as rendas “baixas” e a “disponibilidade de talento” em Lisboa.

O vídeo tem como fonte dados compilados pela European Start-up Initiative, que considera Berlim a melhor cidade da Europa para lançar uma “startup”.

A publicação inclui uma hiperligação para um artigo publicado a 22 de Novembro do ano passado no "site" do Fórum Económico Mundial. O texto lembra que há poucos anos Lisboa estava “numa profunda crise financeira”.

“Segundo a Reuters, Lisboa está a tornar-se popular devido aos seus baixos salários e à disponibilidade de talento técnico”, diz o artigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GN
    27 jan, 2017 Porto 20:47
    Alguem pode explicar porque Portugal sempre teve so salários de miséria?
  • Daniel
    27 jan, 2017 Lisboa 19:43
    Portugal (e Lisboa) segundo o observado pelos quadros superiores emigrados: salários baixos afugentam quadros qualificados em prol de outros hubs de startups Europeus já firmados, confirmados e com relevo e valor bem maior do que Lisboa (Berlim, Dublin, Londres, Amsterdão, etc). A mão de obra barata, acabada de sair da faculdade e sem experiência só dá enquanto não for preciso mais...
  • MAMM
    27 jan, 2017 Lisboa 19:12
    Segundo o texto as rendas “baixas”, baixos salários e a “disponibilidade de talento” contradiz aquilo que vendem cá dentro. que as rendas são altas, que os salários são altos e que não a produtividade é baixa, sendo que não será por falta de talento da força de trabalho.
  • mrsrosa55
    27 jan, 2017 Amadora 18:47
    A afirmação de que salários baixos atraem "startups" não é na realidade uma descoberta estranha. Eu direi mais: se o país destinatário não cobrar impostos às Empresas e os baixos salários forem pagos ou comparticipados pela Segurança Social ainda atrai mais essas tais de "startups". Deveriam usar um termo em português para que todos compreendamos melhor em ver de "Startups". Adivinho que quem usa estes termos é, por vezes, contra o Acordo Ortográfico ?! Mas com tantas benesses a quem servem essas tais de "start(qualquer coisa)"? aos trabalhadores os baixos salários não certamente, à Segurança Social também não, que tem que pagar a tal comparticipação nos salários e isso já acontece em variadas situações em Portugal. E nem sequer ao país interessa porque prescinde dos impostos que poderia cobrar a essas Empresas. No final só é bom para elas e os seus donos. E se não houvesse quaisquer salários a pagar ficariam até mais satisfeitas. Será que vamos voltar à escravatura?

Destaques V+