Tempo
|
A+ / A-

Papa: “Quem vive situações miseráveis é mais instigável para o ódio”

27 jan, 2017 - 15:11 • Ana Lisboa

Num encontro com representantes de Igrejas cristãs orientais, Francisco denunciou a “fúria” fundamentalista contra cristãos do Médio Oriente.

A+ / A-

O Papa alertou esta sexta-feira para a “fúria” dos fundamentalistas que perseguem os cristãos do Médio Oriente.

Francisco encontrou-se no Vaticano com membros de uma comissão de diálogo entre católicos e ortodoxos presentes em territórios ocupados pelo autoproclamado Estado Islâmico e “que assistem diariamente à fúria da violência e a actos terríveis perpetrados pelo extremismo fundamentalista”.

O Papa Francisco manifestou a sua solidariedade aos cristãos que são vítimas de um “trágico sofrimento” e alertou para o crescimento do fundamentalismo em contextos de “pobreza, injustiça e exclusão social”.

Segundo Francisco, os “desertos culturais e espirituais” de quem vive em situações “miseráveis” são mais facilmente manipuláveis e instigáveis para o ódio.

“De modo particular, trago no coração os bispos, sacerdotes, consagrados e fiéis que são vítimas de sequestros cruéis e todos os que foram tomados como reféns ou reduzidos à escravidão”, disse.

Francisco aproveitou ainda para desafiar os cristãos a responder com a mensagem do Evangelho a esta “lógica da violência”, sublinhando que o sangue dos mártires desafia todas as Igrejas à comunhão e à unidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+