Tempo
|
A+ / A-

Porto. Escola Alexandre Herculano reabre quarta-feira com 600 dos 900 alunos

27 jan, 2017 - 12:12

Alunos do sétimo e do oitavo vão ser colocados na escola Ramalho Ortigão, que tem melhores condições. A direcção já foi informada de que esta escola do Porto vai ter obras até 2020.

A+ / A-
Escola Alexandre Herculano encerrada devido à chuva
Escola Alexandre Herculano encerrada devido à chuva

A Escola Alexandre Herculano reabre na próxima quarta-feira com 600 alunos dos 9º, 10º, 11º, 12º anos e horário nocturno, sendo os restantes 300 estudantes dos 7º e 8º anos deslocados para a Escola Ramalho Ortigão, informou o director Manuel Lima.

As aulas foram suspensas por causa do mau tempo e falta de condições de conforto e de segurança para os alunos.

A partir da próxima semana a escola vai sofrer “pequenas intervenções” que viabilizarão a solução provisória de ali manter as 23 turmas do 9º ano e dos ensinos secundário e nocturno.

A decisão foi tomada após uma reunião, esta manhã, com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Assim, a escola só reabrirá a 1 de Fevereiro, mas apenas com os alunos do secundário e do nono ano. Os restantes serão colocados na escola Ramalho Ortigão, que reúne melhores condições e de segurança.

O director pretende agora reunir com as famílias para explicar a situação.

Segundo Manuel Lima, durante a reunião, a tutela comprometeu-se a fazer uma efectiva intervenção na escola até 2020, tendo confirmado à direcção e aos representantes da associação de pais que estas obras estão mapeadas no programa Norte 2020, com um valor orçamentado de seis milhões de euros.

A queda de chuva no interior do edifício levou, na quinta-feira, à suspensão das aulas e ao encerramento do estabelecimento. A decisão foi tomada por iniciativa dos alunos e confirmada pelo director da escola.

A sub-directora da escola, Fátima Gama, explicou por que os alunos se recusaram a entrar nas salas. "Chovia em muitas salas, chove no corredor, o ginásio pequeno tem dois buracos e há uma ala fechada por causa da humidade".

O estado de degradação do velho liceu da zona oriental da cidade é visível e já em 2009 a Parque Escolar reconhecia a urgência de obras, mas nada avançou por falta de verba.

Desde então, sucederam-se os alertas para a necessidade de recuperar o edifício com mais de cem anos e foi mesmo lançada uma petição, "Não deixamos cair o Alexandre", que exigia obras na escola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alou
    27 jan, 2017 viseu 14:58
    Eu também se não se trocar as telhas partidas na minha casa também tenho uma inundação, estamos num País de abutres ..
  • Pinto
    27 jan, 2017 Custoias 14:13
    Neste país tudo que seja público está degradado, os responsáveis estão a borrifando. Alguém acredita nas responsabilidades dos responsáveis?
  • Indignada
    27 jan, 2017 Fig. Foz 14:01
    Liceu construído num período de ouro (1906) no combate ao enorme analfabetismo que havia(embora na prática continue!), peça da pesada herança material e cultural que a Monarquia deixou e o reviralho republicano, herdeiro de 1910, não tem sabido manter, apesar das muitas euro-esmolas que temos recebido..., porque desvios para encher os bolsos dos democrata, são prioritários..., mesmo que o demo-endividamento aumente.
  • Não sabia
    27 jan, 2017 lis 13:48
    Isto é como a Caixa, o Novo Banco, o Banif! Os Pafosos varreram para debaixo do tapete tudo o que era "despesa", no vocabulário deles! Uma "Saída limpa"!... Os outros que viessem a seguir que se lixassem!...
  • não sabia
    27 jan, 2017 lis 12:49
    Que o governo anterior dos Pafosos tinha acabado com a realização das obras previstas em 2011 nesta escola e em mais 38 escolas do país!!...A hipocrisia é muita em virem agora fazerem aproveitamento politico, quando são os principais responsáveis desta situação! Portanto as obras não avançaram, não em 2009, mas sim em 2011!...
  • pipa
    27 jan, 2017 lisboa 12:40
    vergonha de escolas como os filhos deles nao andam nessas escolas nao fazem nada é os pais nao deixarem os filhos ir a escola ate eles fazerem as obras tem tanto dinheiro para algumas coisas e outras nada ate diviam ter vergonha de mostrar a escola como esta

Destaques V+