Tempo
|
A+ / A-

Porto. Queda de chuva no interior fecha escola Alexandre Herculano

26 jan, 2017 - 12:11 • Henrique Cunha

O director fechou a escola por falta de condições. A necessidade de obras no histórico liceu da zona oriental do Porto é falada há já vários anos.

A+ / A-
Escola Alexandre Herculano encerrada devido à chuva
Veja as imagens captadas pelo jornalista Henrique Cunha

A queda de chuva no interior do edifício da escola Alexandre Herculano, no Porto, levou, esta quinta-feira, à suspensão das aulas e ao encerramento do estabelecimento. A decisão foi tomada por iniciativa dos alunos e confirmada pelo director da escola, confirmou a Renascença.

A sub-directora da escola, Fátima Gama, explica que os alunos recusaram-se a entrar nas salas esta manhã. "Chovia em muitas salas, chove no corredor, o ginásio pequeno tem dois buracos e há uma ala fechada por causa da humidade".

O estado de degradação do velho liceu da zona oriental da cidade é visível e já em 2009 a Parque Escolar reconhecia a urgência de obras.

Desde então, sucederam-se os alertas para a necessidade de recuperar o edifício com mais de cem anos e foi mesmo lançada uma petição, "Não deixamos cair o Alexandre", que exigia obras na escola.

"Ouvimos falar que o Ministério vai comparticipar, ou outras entidades, mas não há uma resposta oficial", explica Fátima Gama.

Ao todo foram cerca de 800 alunos que ficaram sem aulas e ainda não se sabe se esta sexta-feira será diferente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não sabia
    27 jan, 2017 lx 12:52
    Que o governo anterior dos Pafosos tinha acabado com a realização das obras em 2011já contratadas para esta escola e para mais 38 escolas do país!!...A hipocrisia é muita em virem agora fazerem aproveitamento politico, quando são os principais responsáveis desta situação! Portanto as obras não avançaram, não em 2009, mas sim em 2011!...
  • Nuno
    26 jan, 2017 V.N.Gaia 16:41
    Há quantos anos esta situação foi denunciada? Já há muitos e nunca ninguém se incomodou com tal situação.O que fez o tão afanado parque escolar? não há verbas? para onde foram parar os milhões de milhões que lhes foram afectos?Não seriam melhores empregues nesta recuperação (edifício histórico) do que em escolas dita de ultima geração que custaram milhões e que se tornaram autenticas obras megalômanas das quais a sua serventia é duvidosa? Em resumo:estas mentes iluminadas não têm tostões para estas recuperações, mas têm milhões para as suas megalomanias.e como sempre vai haver o empurra responsabilidades e ninguém é chamado a telas, ou seja:como sempre não há responsáveis. é uma VERGONHA.
  • Manuel
    26 jan, 2017 Lisboa 14:45
    Então srs. governantes o que é que é prioritário são as obras nas cadeias ou as obras nas escolas?
  • rosinda
    26 jan, 2017 palmela 12:59
    Se agora inventaram o simplex nao interessa o contrato metem o homem na rua e acabou-se!
  • rosinda
    26 jan, 2017 palmela 12:53
    Com a chegada do simplex as pessoas deixaram de pagar licencas das esplanadas logicamente ficaram beneficiados!
  • rosinda
    26 jan, 2017 palmela 12:47
    O simplex foi a melhor coisa que apareceu! Nao fez foi falta para coisa nenhuma!

Destaques V+