Tempo
|
A+ / A-

Petição contra a eutanásia dá entrada no Parlamento

25 jan, 2017 - 21:31

Os peticionários pretendem que os deputados legislem no sentido de rejeitar qualquer proposta que permita ao Estado o direito a dispor ou apoiar a eliminação de vidas humanas, ainda que com "o alegado consentimento da pessoa".

A+ / A-

Mais de 14 mil pessoas assinaram a petição "Toda a vida tem dignidade", contra a eutanásia, que foi entregue esta quarta-feira no Parlamento.

Os peticionários pretendem que os deputados legislem no sentido de rejeitar qualquer proposta que permita ao Estado o direito a dispor ou apoiar a eliminação de vidas humanas, ainda que com "o alegado consentimento da pessoa".

Numa altura em que o Parlamento se prepara para discutir outra petição, à qual se associa um projecto do Bloco de Esquerda, que defende a eutanásia, Isilda Pegado, da Federação Portuguesa pela Vida, diz ter recebido a garantia de que esta petição a favor da vida vai ter o mesmo tratamento.

“Esta petição tem como lema ‘Toda a vida tem dignidade’. Acabámos de a entregar ao Sr. Presidente da República que nos referiu que a petição iria ter o mesmo tratamento que a petição apresentada, em Junho, em sentido contrário. Passaria para a primeira comissão, onde em princípio serão feitas audições, e apos isso será feito um relatório para subir a plenário”, explica Isilda Pegado.

Os peticionários ficam agora a aguardar por esses trâmites parlamentares. A petição será discutida no plenário da Assembleia da Republica porque tem mais de quatro mil assinaturas, como mandam as regras parlamentares, e aguarda que algum partido possa apresentar um projecto no mesmo sentido.

Só no caso de existir um projecto de um partido associado à petição é que existirá uma decisão do Parlamento sobre esta matéria. Em causa está um manifesto pela dignidade da vida humana e contra a eutanásia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    30 jan, 2017 Viseu 21:39
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • lua
    27 jan, 2017 ovar 16:38
    Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantida viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher. Sou um ser livre e com direito à livre escolha.
  • lua
    26 jan, 2017 ovar 10:20
    Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantida viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher.

Destaques V+