Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mortes nos Comandos. Pena de suspensão para três militares

25 jan, 2017 - 19:10

A decisão é o culminar do processo disciplinar que já tinha sido instaurado pelo Exército, por violação de deveres militares.

A+ / A-

Dois oficiais e um sargento foram punidos pelo Exército com pena de suspensão no âmbito do processo das mortes no 127º Curso de Comandos.

A Renascença sabe que os militares foram suspensos de funções entre 10 e 30 dias, com respectiva redução de ordenado.

A decisão é o culminar do processo disciplinar que já tinha sido instaurado por aquele ramo das Forças Armadas, por violação de deveres militares.

Em declarações à Renascença, fonte oficial do Exército explicou que a lei confere aos três militares suspensos a hipótese de reclamação ou de recurso a hierarquia superior, que neste caso é o chefe de estado-maior do Exército

Terminados os prazos de reclamação a pena de suspensão será confirmada ou alterada.

A 16 de Dezembro, o Exército tinha anunciado que foi deduzida acusação contra três militares envolvidos na instrução do 127.º Curso dos Comandos, no qual morreram dois militares.

"Relativamente aos processos disciplinares instaurados na sequência dos factos ocorridos durante o 127.º Curso de Comandos, informar-se que foi deduzida acusação nos três processos, por violação de deveres militares previstos no Regulamento de Disciplina Militar, estando a decorrer o prazo para os arguidos apresentarem a sua defesa", referiu então o Exército.

A 4 de Setembro passado, dois militares morreram na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos.

Além do processo de averiguações interno aberto pelo Exército as mortes estão ainda a ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar.

[notícia actualizada às 19h42]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+