Tempo
|
A+ / A-

trabalho sem fronteiras

Portugal atrasado na requalificação de minas radioactivas

25 jan, 2017 - 15:29 • Liliana Carona

Numa altura em que Portugal aguarda uma resposta da Comissão Europeia à queixa interposta por causa do aterro nuclear em Almaraz, fica a pergunta: como se justifica que o Estado português conteste a decisão unilateral do Governo espanhol se ainda não requalificou todas as suas minas a céu aberto com níveis de radioactividade?

A+ / A-
Trabalho Sem Fronteiras - Portugal atrasado na requalificação de minas a céu aberto -25-01-2017

Uma delas é a Mina do Castelejo, uma das três explorações do concelho de Gouveia, e a que vai ter o maior investimento para proceder à descontaminação

São cerca de 2 milhões de euros, comparticipados por verbas comunitárias, para requalificar esta mina que esteve aberta à exploração entre 1979 e 1990. Hoje é um espaço em obras, mas que carrega a memória de quem lá trabalhou. A reportagem de Liliana Carona faz a ponte entre o passado e o futuro da Mina do Castelejo.

A mina do Castelejo, em Gouveia, é um espaço que, no futuro, vai fazer parte de uma rota turística, integrando outras infraestruturas mineiras dos concelhos de Fornos de Algodres e Mangualde.

O investimento em descontaminação e reconversão destes espaços ascende a 2,9 milhões de euros de investimento. 85% financiados fundos europeus. Ouvido pela Renascença, Luís Tadeu, o presidente da Câmara de Gouveia, fala de um sonho com várias décadas prestes a concretizar-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+