Tempo
|
A+ / A-

Mancha de poluição com 900 km2 detectada no mar a norte de Portugal

24 jan, 2017 - 16:59

Área afectada situa-se sobretudo em águas espanholas, com uma pequena parte em águas portuguesas. Causas são ainda desconhecidas.

A+ / A-
Mancha de poluição com 900 km2 detectada no mar a norte de Portugal
Mancha de poluição com 900 km2 detectada no mar a norte de Portugal

A Força Aérea recebeu esta terça-feira um alerta da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) sobre “uma potencial mancha de poluição localizada na zona Norte de Portugal” que ocupa, à superfície, uma área equivalente a cerca de 126 campos de futebol.

A mancha de poluição ocupa uma área situada sobretudo em águas espanholas, com uma pequena parte em águas portuguesas, assegura a Força Aérea em comunicado.

“Segundo nos foi possível aferir, não existe risco de a mancha atingir as zonas costeiras de Portugal ou de Espanha”, esclarece. Não foi possível aferir as causas de origem da mancha.

O alerta foi também recebido pela Marinha, que solicitou o apoio de uma aeronave para avaliar a mancha.

Foi então activada uma aeronave C-295M de Vigilância Marítima, da Esquadra 502 – “Elefantes”, “que possui na sua configuração um sistema de gestão de informação que gere diversos sensores dedicados à detecção e avaliação de poluição marítima”, pode ler-se no comunicado do Estado Maior da Força Aérea (EMFA).

A tripulação da aeronave verificou a área e confirmou que se trata de uma mancha de poluição causada por derrame de combustível.

“Na prática”, diz o EMFA, traduz-se em cerca de 900 km2 – o equivalente a cerca de 126 campos de futebol - de área afectada. Em profundidade, o volume estimado de ocupação é de 329 metros cúbicos a 3.775 metros cúbicos.

Em declarações à Renascença, o comandante Pedro Coelho Dias, da Marinha portuguesa, disse ao início da noite que a mancha já terá desaparecido.

“O navio assim que chegou às posições georreferenciadas, não foi detectada nenhuma mancha, o que leva a concluir que esta possível mancha se terá dissipado. Não havendo a confirmação que se tratasse de poluição, podendo eventualmente ser uma substância orgânica, uma substância oleosa”, explica o porta-voz da Marinha.

De acordo com o comandante Pedro Coelho Dias, a mancha poderá ter sido causada por uma descarga autorizada.

“Ao abrigo da convenção Marpol, existem níveis mínimos admissíveis para os navios poderem fazer descarga de determinadas substâncias, em determinadas quantidades, afastadas no mínimo 20 milhas de costa, desde que pratiquem uma determinada velocidade, desde que a descarga seja feita abaixo da linha de água. De acordo com os elementos de informação que temos neste momento, terá sido uma descarga extensa, mas dentro dos parâmetros autorizados”, sublinha o porta-voz da Marinha.

[Notícia actualizada às 22h02 - com declarações do porta-voz da Marinha]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 jan, 2017 Lisboa 22:42
    Atão prontes, assim não foi nada, fica tudo bem, a culpa morre solteira, a mancha não fez mal a ninguém... É pena não terem visto o autor da mancha... para lhe pedir um autógrafo. Que pena! Ainda por cima... uma mancha de causas desconhecidas. Caramba!
  • Task Force
    24 jan, 2017 Coimbra 22:28
    Pela primeira vez que escrevo um comentário em Portugal e respeitando o que está no regulamento como não foi publicado, não venho nunca mais ler nem escrever no que à RR diz respeito. Passem bem. Razão tem Trump ao falar B sobre a comunicação social. Tenho dito
  • Task Force
    24 jan, 2017 Coimbra 22:16
    Então e não era suposto a marinha portuguesa vigiar a esquadra Russa? Então é qual foi esse resultado?
  • Antonio
    24 jan, 2017 20:51
    E triste... ca para mim e so rang byts a f... a terra
  • Rogério
    24 jan, 2017 Olhão 20:05
    Sem dúvidas...Russos
  • 777seven
    24 jan, 2017 Faro 20:01
    Dois quebrados paises, acham mesmo que alguem vai assumir!
  • Guru
    24 jan, 2017 lisboa 19:37
    Lá vai tudo parar á Galiza outra vez...já que o vento vai estar sudoeste nos próximos dias!
  • André
    24 jan, 2017 Lisboa 19:30
    O porta-aviões russo, perdeu combustível pelo caminho. A mancha apareceu poucas horas depois da armada russa ter passado naquele local...
  • Manuel Silva
    24 jan, 2017 Pombal 19:23
    Não gosto de brincar com coisas sérias, nem sou dado a grandes teorias da conspiração, mas parece-me que a mancha teve origem nas perdas de óleo do porta aviões russo que passou algures pelas nossas águas de regresso à base. Mais, consta que o carter do motor apenas se rompeu depois dele deixar de estar sobre vigilância da nossa Armada, pelo que podemos, com relativa segurança, deduzir que foram os ex-soviéticos que tiraram a rolha de propósito.
  • 24 jan, 2017 19:15
    Apesar da correcção continua a haver uma gralha! São 900 km2 ou 126 campos de futebol? É que são coisas completamente diferentes... Que tal saber fazer contas da 4ª classe antes de publicar números ??

Destaques V+