Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios: Bruxelas propõe ajuda de 4 milhões à Madeira

24 jan, 2017 - 12:36

Chamas em Agosto causaram três mortos, afectaram 300 habitações, fizeram dezenas de desalojados e prejuízos avaliados em 157 milhões de euros.

A+ / A-
Imagens aéreas mostram destruição na Madeira após incêndios
Imagens aéreas mostram destruição na Madeira após incêndios

A Comissão Europeia propôs um auxílio de cerca de quatro milhões de euros à Madeira, provenientes do Fundo de Solidariedade da União Europeia, para ajudar a fazer face aos prejuízos causados pelos incêndios de Agosto de 2016.

O pacote de assistência financeira proposto esta terça-feira pelo executivo comunitário aguarda agora a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho (Estados-membros), tendo Bruxelas já adiantado no ano passado 10% do montante da ajuda agora formalmente proposta.

A 10 de Novembro de 2016, a Comissão Europeia já desembolsou 392.500 euros como adiantamento da ajuda do Fundo de Solidariedade da União Europeia à Madeira, explicando que o montante havia sido calculado com base na avaliação preliminar do pedido formal de assistência que recebeu das autoridades portuguesas a 21 de Setembro.

Estimava-se que o total de auxílios ascenderia a 3,925 milhões de euros, pelo que se antecipou 10%.

A Comissão explicou na ocasião que assim que tivesse concluído a apreciação do pedido de ajuda formulado por Portugal na sequência dos incêndios de Agosto passado na Madeira, proporia o montante definitivo de ajuda, o que aconteceu então hoje.

Os incêndios da segunda semana de Agosto causaram três mortos, um ferido grave, destruição parcial ou total de 300 habitações, dezenas de desalojados e prejuízos avaliados em 157 milhões de euros.

Também hoje, a Comissão Europeia propôs uma ajuda de 7,3 milhões de euros a Chipre, igualmente do Fundo de Solidariedade, para ajudar Nicósia a fazer face aos prejuízos decorrer da grave seca de 2016, que esteve na origem de incêndios florestais e resultou em escassez de água para a população.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Frankie
    24 jan, 2017 Viseu 15:32
    Lá vão os tubarões encher as contas e os peixitos nem migalhas mamam. Já foi assim com a enxurrada de 2010 e os subsequentes concertos de solidariedade. alguém sabe onde foi parar os donativos? Pois não.

Destaques V+