Tempo
|
A+ / A-

TSU. Passos não cede à pressão dos patrões

24 jan, 2017 - 07:50 • Paula Caeiro Varela

Nos últimos dias, várias cartas chegaram à sede do PSD para tentar sensibilizar o líder social-democrata a viabilizar a descida da taxa social única. A Renascença já sabe a resposta.

A+ / A-

Veja também:


Os patrões têm tentado tudo para demover Pedro Passos Coelho da decisão de chumbar a descida da taxa social única (TSU), mas o presidente do PSD não arreda da posição tomada até aqui.

Na resposta às cartas enviadas ao PSD, Passos Coelho reafirma os argumentos e devolve ao Governo a crítica de que está a desrespeitar a concertação social: foi o executivo que assinou com os parceiros um acordo que sabia que não tinha apoio dos partidos que o suportam no Parlamento. E foram esses partidos que forçaram a discussão na Assembleia, mesmo depois de Passos Coelho ter publicamente explicado que não apoiava a descida da TSU para as empresas.

Na carta a que a Renascença teve acesso, o PSD explica em três pontos as razões pelas quais é contra.

Primeiro, porque entende que a redução temporária da TSU associada a um aumento do salário mínimo nacional só faz sentido num contexto de excepcionalidade e esse argumento já não existe. Transformando-se em regra, a medida é potencialmente danosa porque incentiva a contratar com o salário mínimo, agrava os restantes custos salariais e compromete a competitividade da economia.

Segundo, o Partido Social-Democrata é contra uma política de incentivo aos baixos salários e defende que o salário mínimo nacional não deve ser suportado pelos contribuintes nem pela Segurança Social, mas sim pelo crescimento económico e pela produtividade.

Terceiro, as razões políticas: o PSD sublinha que não faz parte da maioria que suporta o Governo, que está na oposição apenas porque o PS lhe recusou qualquer apoio para governar, garantindo ter uma maioria estável, coesa e duradoura.

Ora, na opinião do líder do principal partido da oposição, deve ser a mesma maioria que aprova os termos da actualização do salário mínimo a suportar os custos inerentes e o PS não pode ficar a elogiar a atitude do Bloco, do PCP e dos Verdes – que votam contra o acordo feito pelo Governo – enquanto ataca o PSD, que é oposição, e se gaba de não precisar do apoio dos sociais-democratas para nada.

Ter o PSD a servir de "muleta" ao Governo constituiria, além de tudo, uma perversão das regras democráticas, defende Pedro Passos Coelho.

O debate no Parlamento sobre a descida da taxa social única em 1,25 pontos percentuais, de modo a compensar o aumento do salário mínimo é na quarta-feira.

Tudo indica que será a morte da medida com que o Governo se comprometeu na concertação social, sem acautelar antes a necessária maioria no Parlamento.

A confirmar-se o chumbo na Assembleia, o Governo deverá, na quinta-feira, em Conselho de Ministros, anunciar medidas alternativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A bancada
    25 jan, 2017 lx 08:59
    Dos PSDs é aparelhistica fundamentalista! Os rapazolas da liderança dominam as consciencias dos deputados do laranjal!
  • fanã
    24 jan, 2017 aveiro 17:18
    Vamos com calma...........até é bom que continue a mandar no laranjal , com um capitão deste calibre , o barco estando a meter agua acabará por se afundar nas próximas eleições !
  • O contemporaneo
    24 jan, 2017 lis 14:06
    Miguel de Vasconcelos!...A bandeirinha na lapela é uma verdadeira hipocrisia para enganar incautos!
  • Pois é!
    24 jan, 2017 lis 14:02
    Mas cedeu às pressões de Schauble durante 4 anos e meio de subserviência! Ele e a sua "partenaire" financeira! O País que se lixe!...
  • tuga
    24 jan, 2017 lisboa 09:03
    Pobre PSD quem viu este partido...................
  • Zeca Morais
    24 jan, 2017 Rogil 08:28
    O Passos é um zero à esquerda. Não me admirava se a bancada do PSD nos desse uma surpresa votando a favor da medida do Governo contra o que deseja o Passos.

Destaques V+