Tempo
|
A+ / A-

Dezenas de eventos sísmicos na ilha Graciosa nos últimos dias

23 jan, 2017 - 21:50

Dois sismos foram sentidos pela população.

A+ / A-

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores contabiliza 61 sismos no mar a oeste da ilha Graciosa nas últimas 72 horas, mas apenas dois foram sentidos pela população.

Segundo a Protecção Civil regional, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, desde as 19:15 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), está a ser registada actividade sísmica numa região epicentral localizada entre 31 e 19 quilómetros a oeste de Vitória, na ilha da Graciosa.

"Os dois sismos mais energéticos tiveram magnitude 3,3 na escala de Richter" e ocorreram às 8h08 de sábado, "tendo sido sentidos com intensidade II/III na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa", adianta a Protecção Civil.

Esta entidade esclarece que "até ao momento, foram registados 61 eventos, não havendo informação de mais nenhum evento ter sido sentido pela população".

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores continua a acompanhar o evoluir da situação.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que tome medidas de autoprotecção, como manter a calma e contar com a ocorrência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros devido a eventuais fugas de gás, ter cuidado com vidros partidos ou cabos de electricidade, e a limpeza urgente de produtos inflamáveis que tenham sido derramados são outros dos conselhos da Protecção Civil em caso de um sismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+