Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Morreu Artur Trindade, antigo líder da Associação de Municípios

23 jan, 2017 - 20:31

Antigo presidente da Câmara de Porto de Mós tinha 70 anos.

A+ / A-

O antigo secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) Artur Trindade morreu esta segunda-feira, anunciou a organização.

Artur Trindade, de 70 anos, que foi também presidente da Câmara de Porto de Mós, distrito de Leiria, entre 1978 e 1985, desempenhou o cargo de secretário-geral da ANMP entre 1986 e 2013.

"A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) lamenta profundamente a morte, ocorrida hoje, do seu anterior secretário-geral, Artur Trindade. A ANMP endereça as mais sentidas condolências à família", lê-se em nota da imprensa.

O antigo autarca, eleito pelo PSD, foi homenageado em Outubro em Porto de Mós e recebeu também o prémio do poder local dos autarcas sociais-democratas em 2016.

Artur Trindade exerceu também funções na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, considera que Artur Trindade integrou uma geração de autarcas que contribuiu para a "melhoria das condições de vida das populações".

"Artur Trindade fez parte de uma geração de autarcas que conferiram ao poder local democrático um papel determinante na transformação do país e na melhoria das condições de vida das populações", afirmou o ministro com a área das autarquias, numa nota enviada à agência Lusa.

O governante acrescentou recordar Artur Trindade, enquanto secretário-geral da ANMP, como "o homem profundamente respeitado não só pelos seus pares, como pelos membros dos vários governos com quem trabalhou".

"Tive o privilégio de testemunhar, nomeadamente quando fui secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, a forma exemplar como Artur Trindade desempenhava as suas funções e como sempre se bateu por um Portugal mais coeso", frisou Eduardo Cabrita.

O ministro Adjunto, que salientou ter sido com "profundo pesar" que soube do falecimento de Artur Trindade, endereçou à família e à direcção da ANMP, em seu nome e no do Governo, "as mais sentidas condolências".

A Câmara de Porto de Mós decretou três dias de luto municipal na sequência da morte de Artur Trindade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+