Tempo
|
A+ / A-

Morreu Gorden Kaye, o René de "Alô, Alô"

23 jan, 2017 - 16:00

Ficou conhecido pela personagem René Artois, o hilariante dono de um café francês que acolhia membros da Resistência durante a ocupação nazi. Morreu esta segunda-feira, aos 75 anos.

A+ / A-
“Listen very carefully”: 12 momentos de René de "Alô, Alô”
“Listen very carefully”: 12 momentos de René de "Alô, Alô”

O actor britânico Gorden Kaye, mais conhecido pelo seu papel como o protagonista da série "Alô, Alô", da BBC, transmitida pela RTP em Portugal, morreu esta segunda-feira, aos 75 anos.

A morte do homem que popularizou a personagem de René Artois, dono de um café em França que acolhia elementos da resistência contra a ocupação alemã no período da Segunda Guerra Mundial, foi anunciada pela BBC esta segunda-feira.

A notícia foi avançada pelo agente de Kaye à emissora britânica, sem que fossem adiantadas as causas.

Gorden Kaye apareceu como René Artois em cada um dos 84 episódios da famosa série. O seu último papel televisivo foi como René num episódio especial da série em 2007, que reuniu vários membros do elenco.

Criada por Jeremy Lloyd e David Croft, "Alô Alô" foi produzida pela BBC durante uma década, de 1982 a 1992.

Nascido a 7 de Abril de 1941, em Huddersfield, Inglaterra, Gorden Kaye chegou ainda a representar o mesmo papel num filme e num espectáculo de teatro homónimo.

Kaye foi sobretudo um actor de comédias televisivas, tendo participado, desde os anos 1960, em algumas dezenas de séries de ficção, entre elas a "Till Death Us Do Part", uma das mais amadas pelo público britânico à época, a "It Ain't Half Hot Mum" e "Are You Being Served?".

Gorden Kaye não fez carreira no grande ecrã, mas chegou a entrar no filme futurista "Brazil: O outro lado do sonho" (1985), do realizador Terry Gilliam, ex-elemento do grupo de comédia Monty Python.

"Kay foi um actor de comédia incrível cuja personagem mais destacada, René Artois, lhe mereceu um lugar no 'quadro de honra' da comédia", disse à BBC Shane Allen, responsável pela produção de comédia da emissora.

"Foi instrumental em tornar 'Alô Alô' numa que série tão bem amada e duradoura (...) os nossos pensamentos estão com os seus amigos e entes queridos", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+