Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Carne picada. ASAE rejeita alarmismo, mas admite apertar fiscalização

23 jan, 2017 - 15:38

Deco apelou aos consumidores para não comprarem carne já picada e hambúrgueres frescos já feitos.

A+ / A-

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai analisar o estudo da Deco sobre a carne picada vendida nos talhos e admite tomar medidas de fiscalização suplementar se tal se justificar.

A Deco apelou esta segunda-feira aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos usados para fingir que a carne é fresca. A associação pede mesmo a proibição da venda de carne já picada.

Em declarações à Renascença, o inspector-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, recusou entrar num cenário de alarme.

"É um sector com vários incumprimentos mas dai a termos uma situação de alarmismo que obrigasse a declarar ou decretar encerramento deste tipo de estabelecimentos ou a proibição da comercialização deste tipo de produtos… Não temos dados que nos possam permitir uma decisão neste sentido”, explicou.

Pedro Portugal Gaspar considera ainda que o estudo da Deco é um bom contributo para a defesa do consumidor e que o vai remeter para o conselho científico da ASAE.

"Analisaremos o estudo e remeteremos para o Conselho Científico e, se necessário for, tomaremos medidas de fiscalização suplementar", afirmou o responsável.

Pedro Portugal Gaspar considerou também que esta é uma matéria "já sinalizada" pela ASAE e que tem sido muito acompanhada pelas autoridades.

Segundo este responsável, em 2016 foram inspeccionados uma média de dois talhos por dia, num total superior a 600.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    24 jan, 2017 Lisboa 10:30
    É curioso que em Portugal um País perfeitamente integrado na C.E.E por mãos de alguns como o bem extinto Soares só agora tenham descoberto que a carne picada mais fácilmente gera bactérias . Até no Marrocos em 1980 já sabiam isso, que devia ser moída no momento. A ingenuidade e atraso que vai neste País de grandes conquistas abrilêscas é surpreendente.
  • Anónimo nestas coisa
    23 jan, 2017 Santarém 19:11
    Depois dos comentários da representante da associação, carne picadanos talhos nunca mais. Se havia dúvidas com os estudo da DECO, ficaram esclarecidas com os comentários da referida senhora. E nem imagino em casa dela!!!!!!!!
  • Manuel Fernandes
    23 jan, 2017 caldas da Rainha 17:45
    A ASAE deve ter, muita mais, atenção aos talhos da grandes superficies, onde é gritante a falta de higiene, para o comprovar basta olhar para os "cepos" sendo servido ao cliente restos de carne de outra espécie animal, porque não fazem a limpeza do corte anterior..

Destaques V+