Tempo
|
A+ / A-

Seis meses, seis livros na paróquia de São Tomás de Aquino

23 jan, 2017 - 14:53 • Ana Lisboa

Decorre esta noite a primeira sessão do Clube de Leitura, no espaço da biblioteca da paróquia de Lisboa, na zona das Laranjeiras.

A+ / A-

A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, lançou um Clube de Leitura e propõe um ciclo de conferências e conversas sobre livros e sobre as famílias de que eles falam.

A escolha das obras foi feita pelas pessoas que orientam as sessões, professores da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

A organizadora da iniciativa, Inês Espada Vieira, admite que “as sessões vão ser uma surpresa. Neste caso, o convite foi feito aos orientadores, que têm toda a liberdade para orientar a sessão como melhor entenderem. Mas o que nós queremos é que seja uma conversa e uma partilha. Portanto, não há um exame que vai ser feito, não há pessoas que lêem melhor que outras, não há pessoas que sabem mais sobre os livros do que outras. Há apenas visões diferentes, perspectivas que podem ser ampliadas com a conversa”.

A responsável garante que “vamos estar a falar de algo que nos apaixona, que são as vidas que estão nos livros e que também fazem parte da nossa vida”.

Os seis encontros acontecem na biblioteca da paróquia de São Tomás de Aquino em horários diferentes para alcançar públicos também diferentes. Por isso, há sessões marcadas para as 14h30 e outras às 21h30.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia que deve ser feita no site da paróquia.

Programa do Clube de Leitura

A primeira sessão está marcada para esta segunda-feira à noite, pelas 21h30 e o livro escolhido “A lebre com olhos de âmbar” de Edmund de Waal, será apresentado por Ana Paula Rias, historiadora com doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa e especialista em história contemporânea.

A primeira incursão na literatura lusófona acontece a 22 de Fevereiro, pelas 14h30, com “Nação crioula”, de José Eduardo Agualusa. À frente desta sessão está Marília dos Santos Lopes, historiadora com doutoramento pela Universidade de Bamberg e perita em História Cultural da Época Moderna.

“Os Maias”, de Eça de Queirós, é a proposta para 20 de Março, também às 14h30, com apresentação do poeta, ensaísta e tradutor Jorge Vaz de Carvalho, doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica, onde é docente.

A 26 de Abril, pelas 21h30, abrem-se as páginas de “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, introduzido por Rita Maia, tradutora e doutorada em História da Tradução pela Universidade de Lisboa, dedicando-se desde 2011 ao ensino do espanhol como língua estrangeira.

O programa prossegue a 30 de Maio, pelas 14h30, com “A harpa de ervas”, de Truman Capote, comentado por Alexandra Lopes, docente e investigadora da área dos Estudos de Tradução, disciplina em que obteve o doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa, e tradutora de autores como Peter Handke, Hertha Müller, William Boyd e Salman Rushdie.

A iniciativa conclui-se com “Os grão-capitães”, de Jorge de Sena, no dia 21 de Junho, às 21h30, pelo poeta e tradutor Jorge Fazenda Lourenço, doutorado em “Hispanic Languages and Literatures” pela Universidade da Califórnia e ensaísta especialista no autor do livro.

A biblioteca S. Tomás de Aquino

O espaço onde decorre o Clube de Leitura é na Biblioteca da Paróquia, o espaço ideal para acontecer este evento. Inês Espada Vieira diz mesmo que “numa biblioteca não devem estar só livros, devem estar também pessoas a ler”.

Este é um espaço de leitura, pesquisa, estudo e lazer, aberto a toda a comunidade, incluindo aqueles que não são paroquianos.

“Não é necessariamente só uma biblioteca religiosa”, admite esta responsável, mas um espaço “onde nós podemos encontrar obras de literatura, obras de filosofia, enciclopédias que já não encontramos facilmente e já não temos em casa, boas obras de referência. É constituída também por uma parte dedicada à literatura infanto-juvenil que tem desde os clássicos aos livros mais recentes, aos últimos êxitos para as nossas crianças e jovens”.

Composta por duas salas, conta já com cerca de cinco mil livros doados por paroquianos e amigos da biblioteca.

Actualmente funciona à quinta-feira, entre as 16h e as 18h30. No entanto, é sempre possível combinar a sua abertura noutro horário, desde que previamente solicitado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+