Tempo
|
A+ / A-

As “Sereias”, de Catarina Sobral, e a “Imagem”, de Yara Kono, ganham prémio sul-coreano

23 jan, 2017 - 14:38

O Nami Concours distingue autores de todo o mundo pelo trabalho visual em álbum ilustrado. Autoras da Orfeu Negro e Planeta Tangerina voltam a ser galardoadas internacionalmente.

A+ / A-

As ilustradoras portuguesas Catarina Sobral e Yara Kono estão entre os premiados do Nami Concours 2017, o concurso internacional de livro ilustrado da ilha de Nami, na Coreia do Sul.

Catarina Sobral venceu o prémio Green Island, de cerca de 1.800 euros, com o livro “A Sereia e os Gigantes”, editado em 2015 pela Orfeu Negro, enquanto Yara Kono conquistou o Purple Island, sem prémio monetário, com o álbum ilustrado “Imagem”, a partir de um poema do cantautor brasileiro Arnaldo Antunes e que saiu com o selo da Planeta Tangerina.

O Nami Concours distingue autores de todo o mundo pelo trabalho visual em álbum ilustrado e foi atribuído pela primeira vez em 2013, no âmbito do Nambook Festival, uma bienal dedicada à ilustração e aos livros para crianças.

Nesta terceira edição do prémio, além de Catarina Sobral e Yara Kono, convidadas da próxima edição do festival, foram ainda atribuídas menções às ilustradoras Anabela Dias e Fatinha Ramos.

A exposição com as obras dos premiados inaugura em 1 de Maio na pequena ilha de Nami, a cerca de 60 quilómetros de Seul.

Tanto Catarina Sobral como Yara Kono são duas autoras premiadas da ilustração portuguesa para crianças, com distinções tanto em Portugal como no estrangeiro e com várias obras publicadas em diferentes línguas.

Além de “A Sereia e os Gigantes”, Catarina Sobral já publicou em coreano os livros “O meu avô” e “A casa que voou”, com texto de Davide Cali.

Na Coreia do Sul, Yara Kono já publicou títulos como “Uma onda pequenina”, escrito por Isabel Minhós Martins, e “A ilha”, com texto de João Gomes de Abreu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+