Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deco pede proibição de carne já picada

23 jan, 2017 - 07:43

Associação de defesa do consumidor visitou 25 talhos de Lisboa e Porto e voltou a encontrar substâncias prejudiciais à saúde, ilegalmente usadas como conservantes.

A+ / A-

A Deco encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos nos hambúrgueres que se encontram já feitos nos talhos. A associação de defesa do consumidor pede aos consumidores que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde são usados aditivos para fingir que a carne é fresca. A Deco vai mais longe e pede a proibição de venda de carne já picada.

Num estudo publicado esta segunda-feira, a associação diz que identificou carne guardada a temperaturas demasiado altas, milhões de bactérias por grama de carne, entre as quais a “salmonela” e outras de origem fecal, que podem provocar infecções alimentares.

"Desaconselhamos de todo a compra de carne previamente picada e de hambúrgueres frescos já preparados nos talhos", afirmou o técnico Nuno Lima Dias à Lusa.

As conclusões derivam de visitas realizadas por especialistas da Deco a 25 talhos de Lisboa e do Porto, onde 80% das amostras tinham sulfitos usados ilegalmente como conservantes, mesmo tendo pedido hambúrgueres de carne de vaca sem cereais ou vegetais, para que estivessem livres de sulfitos.

As quantidades encontradas foram, em alguns casos, elevadas.

Os sulfitos podem provocar alergias, náuseas, dores de cabeça, problemas de pele, digestivos e respiratórios, alerta a Deco, acrescentando que a reacção alérgica pode, embora em casos muito raros, ser potencialmente mortal.

Carne a 14 graus

No que toca ao armazenamento da carne, os talhos estão fora da lei por usarem temperaturas "muito superiores ao que a lei permite": a recomendação é que não excedam os dois graus centígrados, mas a média ronda os oito graus, chegando em alguns casos aos 14.

Segundo Nuno Lima Dias, "os consumidores estão desprotegidos" quando compram os hambúrgueres já picados, uma vez que não há maneira de detectar, olhando para a carne, se esta é de qualidade inferior, sobretudo quando se usam sulfitos, que evitam o escurecimento da carne.

A Deco defende, por isso, que se escolha a peça de carne e peça para a picar na hora. Em alternativa, é recomendável comprar e picar em casa.

Na preparação da carne, deve cozinhar-se bem o alimento e evitar que entre em contacto com outros que são consumidos crus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    23 jan, 2017 palmela 12:35
    Sei que vou morrer como os outros mas se poder ser um pouco mais tarde ! Raramente compro carne picada quando o faco escolho as pecas que pretendo ea carne e picada junto dos meus olhos. Fico triste ao ver comprar sacadas de carne que foi previamente picada para dar a criancas nos infantarios acho que ja devia ter sido proibida a venda a muito!

Destaques V+