Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump fecha página da Casa Branca em espanhol

22 jan, 2017 - 21:57

Novo Presidente insiste que se deve “falar inglês quando está nos Estados Unidos".

A+ / A-

A versão em espanhol da página da Casa Branca desapareceu da internet pouco depois de o novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sido investido no cargo.

Agora, quando se tenta aceder à página, encontra-se a mensagem "Lamentamos, a página que procura já não existe" em inglês e espanhol.

A versão em espanhol dessa página foi criada nos meses seguintes à chegada ao poder do agora ex-Presidente Barack Obama, e até alguns dias antes da tomada de posse de Trump tinha um blogue dedicado a temas de interesse da comunidade hispânica.

O novo Governo Trump, no qual não há qualquer latino em cargos de responsabilidade, ordenou também o encerramento de outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, na rede social Twitter, e uma página do Facebook.

Desde a chegada do novo chefe de Estado à Casa Branca, ainda não foi nomeado um responsável de imprensa para os média hispânicos, um cargo até à data ocupado pelo jornalista Luis Miranda.

Dias antes da sua investidura, na passada sexta-feira, Trump terminou de anunciar os nomes de todos os membros do seu executivo, a maioria dos quais ainda deve ser confirmada pelo Senado e entre os quais não há hispânicos.

Já durante a campanha eleitoral, o magnata nova-iorquino do imobiliário protagonizou vários momentos polémicos, fazendo críticas ao uso da língua espanhola nos Estados Unidos, um país onde mais de 55 milhões de pessoas são falantes dessa língua.

Em Setembro de 2015, Trump aproveitou um acto público realizado em Miami, na Florida, para criticar Jeb Bush, ex-governador daquele estado norte-americano, dizendo que até gostava do político republicano mas que ele deveria "dar o exemplo e falar inglês quando está nos Estados Unidos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lara
    24 jan, 2017 Castro Verde 07:30
    Grande parte da população fala espanhol. Medida errada e racista.
  • Jorge
    23 jan, 2017 Seixal 15:54
    O Hitler também começou assim, começou a propagandear o anti-semitismo aos alemães, que acabou com o genocídio do povo judeu. Este individuo, esperemos que não tenha ideias semelhantes com os hispânicos.
  • Jose Fonseca
    23 jan, 2017 Maia 10:01
    Muito bem. Medida acertada. A língua oficial é o Inglês. Não é o país que se tem de adaptar aos estrangeiros mas sim o contrário.

Destaques V+