Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. A "procissão" da TSU "ainda vai no adro"

22 jan, 2017 - 20:41 • Carlos Calaveiras

Apesar do chumbo anunciado, Marcelo faz um pedido: "Vamos esperar para ver o processo até ao fim." Em entrevista à SIC, elogia a "distensão política", elogia os números da economia e comenta uma eventual recandidatura.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é favorável à solução da descida da Taxa Social Única (TSU) para os patrões e rejeita que haja um impasse nesta matéria. "A procissão ainda vai no adro", disse em entrevista à SIC, este domingo.

“Com certeza. Defendi-a publicamente [a descida da TSU no caso dos trabalhadores com salário mínimo). Era um sinal. Para as empresas, IPSS, misericórdias. Um sinal em termos de investimento privado", disse.

"Era um sinal, é um sinal, não é só para as empresas, elas próprias ou para as IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] ou para as Misericórdias em termos da sobrecarga do pagamento de salários em relação ao pessoal próprio, era um sinal em termos de investimento privado", afirmou.

Na primeira entrevista televisiva desde que foi eleito a 24 de Janeiro de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que se “chegou a um acordo [na concertação social] e só isso tem mérito". "Foi um processo difícil, à última hora foi possível concretizar o acordo. Durante muito tempo me convenci que era um acordo inviável”, revelou.

Apesar do chumbo anunciado da medida no Parlamento, Marcelo está optimista. "Vamos esperar para ver o processo até ao fim. A procissão vai no adro”, disse. "Ainda não houve apreciação parlamentar. E está por provar que o efeito útil não possa ser atingido pela via do diploma ou por outra via - porque muitas empresas sofrem consequências apreciáveis pela aplicação do novo salário mínimo."

Os números

Marcelo lembrou, entretanto, que “os últimos meses confirmam uma tendência”. “Admito que o crescimento fique acima dos 1,2% que se falava. Admito que o défice possa ser de 2,2%. Era impensável. Estes sinais têm que ser dados. Um desses sinais é haver concertação social - e este tipo de medidas."

Depois de dar conta dos números, o Presidente acrescentou que “é muito importante que o Governo tenha condições para governar e durasse uma legislatura e que as lideranças da oposição tivessem a duração de uma legislatura também. A oposição deve ser forte. É sempre preferível ter dois termos de alternativa”.

O Chefe de Estado elogiou o estado da política em Portugal. "Há uma distensão clara. Não é enganadora. É positiva”.

Apesar da nota positiva, Marcelo diz que "o consumo privado não tem correspondido. Há aumento claro das exportações no último trimestre. Investimento, exportação e poupança são cruciais”.

"É preciso diminuir o défice. É preciso mais crescimento. Aumentar poupança. Ir reestruturando pacificamente a dívida, em montante e juros. E falar com os nossos parceiros, tendo presente evolução do mundo e da Europa - e ir estudando a melhor maneira de os mercados reconheçam uma evolução positiva. A saída do procedimento de défice excessivo é importante nesse sentido".

A banca

Para o Presidente da República, o quadro geral da banca apresenta uma evolução positiva.

No BPI está definida a composição do capital e no BCP também. A Caixa Geral de Depósitos tem recapitalização em curso. Já quanto ao Novo Banco “não se pode partir”, diz.

Em relação ao veículo para o crédito malparado, o Chefe de Estado lembra que está a ser estudada no Banco de Portugal com a Comissão Europeia uma forma de libertar as instituições bancárias de activos problemáticos, sem onerar os portugueses.

Amizade com Ricardo Salgado

O antigo comentador político respondeu que mantém a mesma posição em relação à sua amizade com Ricardo Salgado, que foi constituído arguido na Operação Marquês.

"Na medida em que haja uma evolução processual - mas não comento processos concretos - numa situação em que implique um conflito entre a posição pública que o presidente representa e uma relação de amizade, naturalmente a função sobrepõe-se, não apaga a relação de amizade, mas na sua manifestação impõe-se".

Já perto do fim, questionado sobre a eventual recandidatura, Marcelo considera que “o ideal era haver um mandato de seis/sete anos”. Não sendo essa a solução, tomará "a decisão até Setembro de 2020”.

[Notícia actualizada às 21h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    23 jan, 2017 palmela 12:54
    Conheco uma senhora que tem um filho que so ve jogos do vitoria de setubal depois liga televisao para escutar o resultado dos outros clubes atravez dos comentadoes! Fiz como o tal jovem vitoriano ferrenho! Sai de casa cheguei por volta meia noite li os cinco comentarios do jornal observador e de seguida fui para a caminha!
  • Pedro Rodrigues
    23 jan, 2017 Beja 12:26
    Vai preparando o lombo Passos que o Catavento está-te com uma sede...vou adorar!!!
  • João Lopes
    23 jan, 2017 Viseu 12:17
    Henrique Raposo no Expresso (23.01.2017) : «temos um Presidente da República que não está no perímetro da realidade».
  • Clara Monteiro
    22 jan, 2017 Lisboa 21:38
    Acabei de ver o prof. marcelo entrevistar dois jornalistas. Se esta estaçâo de TV foi lá para lavar ideias do prof.marcelo.Uma coisa ficamos a saber: Eu sou o melhor e estou em todas e o governo costa é bom porque eu estou cá.Obrigado TV pela lavagem e ao prof.marcelo parabéns pela prestaçâo e aos entrevistados cresçam e apareçam quando lidam com rapozas velhas e batidas. A S r

Destaques V+