Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França. Ex-ministro da Educação lidera primárias socialistas

22 jan, 2017 - 20:04

Benoit Hamon vai discutir a candidatura socialista com o antigo primeiro-ministro Manuel Valls.

A+ / A-

O ex-ministro da Educação Benoit Hamon lidera a contagem de votos nas eleições primárias dos socialistas franceses para a escolha do candidato presidencial.

Benoit Hamon segue com 36,12% dos votos, contra 31,24% do antigo primeiro-ministro Manuel Valls, segundo resultados provisórios.

Deverão ser, então, estes dois candidatos a seguir para a segunda volta das primárias socialistas, a disputar no próximo fim-de-semana.

Arnaud Montebourg (18,70%), Vincent Peillon (6,48%), François de Rugy (3,49%), Sylvia Pinel (2,1%) e Jean-Luc Bennahmias (1,6%) são os outros candidatos.

Benoit Hamon classificou a vitória na primeira volta das primárias socialistas em França como "uma clara mensagem de renovação", enquanto o antigo primeiro-ministro Manuel Valls diz que "nada está escrito".

"Colocando-me na liderança, enviaram-me uma clara mensagem de esperança e renovação", disse Hamon aos apoiantes, reunidos na sua sede de campanha em Paris.

Depois de agradecer o apoio na segunda volta, no próximo domingo, 29 de Janeiro, de um dos candidatos eliminados, o ex-ministro Arnaud Montebourg, que obteve 18% dos votos, Benoit Hamon disse estar "feliz por poder continuar o debate" com Valls.

"[Será] o meu projecto de sociedade contra o seu projecto de sociedade", observou. "Vejo os primeiros pilares com os quais vamos reconstruir a esquerda, uni-la para construir a esperança."

Hamon conseguiu colocar no centro do debate medidas como a atribuição de um salário universal de 750 euros a todos os franceses maiores de idade, a legalização da marijuana, a redução das penas de prisão e a aplicação de um imposto aos robôs, que seduziram novos votantes, sobretudo jovens.

Confirmados nas presidenciais de Abril estão Marine Le Pen (pela extrema-direita) e François Fillon (pela direita).

[Notícia actualizada às 23h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    23 jan, 2017 S. Fins 10:34
    Chamam a isto eleições?? Os franceses são mesmo uns otarios!

Destaques V+