Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos Coelho diz que crescimento económico do país “continua medíocre”

22 jan, 2017 - 14:50

“O que está errado não é a nem a Comissão Europeia, nem a Europa, nem o contexto ou conjuntura externa, o que está errado são as políticas que temos seguido”, argumenta o líder do maior partido da oposição.

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, disse este domingo que o crescimento económico do país “continua a ser medíocre” quando comparado com o passado e com países como Espanha e Irlanda, atribuindo à diferença de políticas públicas esta situação.

“O que vemos quando comparamos não deixa margem para dúvidas, esses países crescem a um ritmo muito superior àquele que nós observamos em Portugal, mesmo sabendo que em 2016 o desempenho económico será um pouco melhor do que aquele que o Governo tinha projectado”, disse Passos Coelho, no discurso que encerrou o XXII congresso do PSD/Açores, em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.

Segundo o social-democrata, “na verdade continua a ser medíocre quando comparado com o passado, com aquele” que o Governo de coligação PSD/CDS-PP deixou, e “particularmente medíocre quando comparado com aquele que se vê em Espanha ou com o que se vê na Irlanda”.

“Porque é que a Espanha cresce mais do dobro do que cresce Portugal, apesar de ter estado quase um ano sem governo? Porque é que a Irlanda cresce significativamente mais do que Portugal e mais até do que a Espanha?”, questionou, considerando que é na diferença das políticas públicas que tem de ser encontrada a justificação para o resultado “muito diferente” daqueles países.

Para Passos Coelho, esses países “ultrapassaram a suas crises, fizeram as suas reformas e caminharam em frente, reforçaram a confiança dos investidores” e “pagam pelo financiamento do Estado muito menos do que Portugal”, sendo que “Espanha paga metade” e a Irlanda “a quarta parte” do que paga o país.

“O que está errado não é a nem a Comissão Europeia, nem a Europa, nem o contexto ou conjuntura externa, o que está errado são as políticas que temos seguido”, argumentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    23 jan, 2017 Lisboa 08:40
    Ó Pedro, cala-te. Não digas mais asneiras. Quanto mais asneiras dizes mais te enterras. Porque não vais trabalhar? Já era altura de começares a fazer qualquer coisa. Vai trabalhar deixa-te de xulice.
  • Luis
    23 jan, 2017 Lisboa 08:30
    A passa deu cabo dele.. Está todo frito. Ele queria era dizer " eu continuo mediocre ". Mas até isso não precisa dizer. Nós sabemos que ele é, sempre foi e será sempre mediocre.
  • antonio
    23 jan, 2017 lisboa 08:06
    Medíocre és tu palhaço....mas será que não te enxergas? quando é que te calas de vez? cada vez te tornas mais ridiculo...será que o PSD não vê que está na altura de correrem contigo?
  • Paulo Fialho
    23 jan, 2017 Barcelos 07:10
    Fala a mediocridade em pessoa...manca-te e desampara a loja!
  • Ze da Adega
    23 jan, 2017 Cartaxo 02:42
    O PSD pelo que foi, pelo que é e pelo que será no futuro merece melhor que este gajo. Já não há pachorra para ouvir tanta estupidez !
  • Carlos
    23 jan, 2017 Brasil 01:38
    Aqui no Brasil a situação não está diferente, mas por causa das corrupção. Nossos políticos são 99% corruptos
  • Eborense
    23 jan, 2017 Évora 01:16
    Quando o Sr. Passos Coelho afirma que o aumento do salário mínimo para 557 euros é um dano causado às empresas, então cada vez me convenço mais, que cada dia que este sr. lidera o PSD é um dia perdido para o partido. Quanto mais depressa este Sr. sair, melhor para o PSD, para a democracia e para o País. Quanto mais tarde sair, melhor para o Sr. Costa e para a sua geringonça e portanto, pior para o País.
  • JP
    23 jan, 2017 Olhão 00:27
    Passos tem razão. Até o líder da oposição é medíocre.
  • José Fernandes
    22 jan, 2017 Ubatuba 21:06
    Haja vergonha, hó Pedro porque não te calas e em vez de continuares a mostrar o quanto estupido és não apresentas alternativas válidas, vai dar banho ao cão pá.
  • xico
    22 jan, 2017 ranholas 21:06
    No teu governo não era medíocre,era péssimo.

Destaques V+