Tempo
|
A+ / A-

Bloco questiona corte de electricidade numa altura de frio no país

21 jan, 2017 - 18:49

Partido questiona se não deveria haver limites para as intervenções consoante as condições meteorológicas.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) considera que a interrupção no abastecimento de electricidade, anunciada pela EDP agrava os riscos da vaga de frio, questionando a tutela se pondera definir limites para as intervenções consoante as condições meteorológicas.

Na sexta-feira, a EDP publicou um anúncio num jornal de âmbito nacional, adiantando que iria realizar no domingo trabalhos nas redes de distribuição de energia e que iriam obrigar a interrupções no fornecimento em dez concelhos do país, em alguns casos por períodos até sete horas.

Numa nota enviada à agência Lusa, o BE lembra que "Portugal tem elevados níveis de pobreza energética em termos europeus e a ineficiência térmica é característica de grande parte do parque habitacional do país" e que, por isso, "esta interrupção do abastecimento de electricidade agrava os riscos colocados pela actual vaga de frio e deve ser explicada de forma clara".

Nesse sentido, o BE questiona o Ministério da Economia se pondera "a definição de limites para estas intervenções pré-calendarizadas, que as subordine à existência de condições meteorológicas adequadas".

Uma vez que a EDP justifica os trabalhos com a necessidade de fazer "remodelação e conservação das redes de distribuição", o grupo parlamentar bloquista questiona "qual a razão da calendarização para o pico da estação fria?".

Além disso, o BE pretende saber se o Governo tinha conhecimento deste agendamento e qual a razão da "escassa antecipação (48 horas) deste aviso em relação ao momento da interrupção de abastecimento" e se pondera avançar com "medidas adicionais de aviso aos consumidores", como o envio postal (junto com a facturação).

Questionada pela Lusa, a EDP - Distribuição explicou que "são consideradas interrupções por razões de serviço as que decorram da necessidade imperiosa de realizar manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação da rede sempre que estiverem esgotadas todas as possibilidades de alimentação alternativa a partir de instalações existentes".

Inicialmente, estava previsto que estas "interrupções por razões de serviço" acontecessem nos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz (seis horas, em quatro freguesias), Santo Tirso, Trofa, Azambuja (seis horas em duas freguesias do concelho), Cartaxo, Ferreira do Zêzere, Tomar (com uma interrupção entre as 6h00 e as 13h00, em três freguesias do concelho), Lisboa e Albufeira.

Este sábado, a EDP Distribuição disse que as interrupções de electricidade programadas para este domingo em alguns concelhos do país serão muito curtas, entre três e quatro minutos, e em ruas específicas.

"A maioria destas acções são realizadas com recurso a geradores cujas ligações e desligações geram interrupções de curta duração - três ou quatro minutos", afirmou a empresa em comunicado enviado à Lusa, referindo que nos avisos sobre os cortes energéticos disponíveis no seu portal na Internet (na área 'Interrupções de Energia') estão identificadas as ruas específicas em que se realizarão os trabalhos.

Os concelhos afectados pelos cortes energéticos deste domingo são Coimbra, Santo Tirso, Trofa, Azambuja, Cartaxo, Lisboa e Albufeira, sendo que os trabalhos inicialmente programados para Figueira da Foz, Ferreira do Zêzere e Tomar serão realizados posteriormente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Seco
    22 jan, 2017 Lisboa 09:33
    Quem vive atento ao que se passam em Portupal saberá bem que a EDP faz parte do grupo de empresas onde escrúpulos é coisa nunca vista! Para além de venderem a electricidade mais cara da Europa apresentam também na sua administração e chefias salários demasiado altos...
  • João
    22 jan, 2017 Ponte de Sor 02:33
    Eis o bloco, com a sua incoerência.Por um lado a EDP ganha muito e há que abatê-la. Por outro, quer que não haja interrupções, como se fosse possível fornecer electricidade, sem manutenção. Estás com sorte, bloco, pois se a edp não tivesse lucros, não haveria interrupções de horas, mas, sim de dias e semanas. Bloco, sabes lá tu o que é gerir uma edp. Limita-te á tua ignorãncia.
  • Thepunisher
    22 jan, 2017 Lourinhã 01:36
    Ó jota perdeste uma boa oportunidade para ficar "calado".
  • Paulo Prata
    22 jan, 2017 Oeiras 01:21
    Este bloco de esquerda é mesmo uma anedota...esperemos pelas próximas eleições para ver o resultado!!!!
  • Jota
    21 jan, 2017 Porto 21:01
    Pergunto eu como é que esta gente pode ter frio quando vão de madrugada com um frio de rachar fazer espera do autocarro do clube da cidade a quem pagam cotas?!!
  • AM
    21 jan, 2017 COIMBRA 19:23
    São ou pensam eles que são também "os donos disto tudo"... Na verdade, não vejo o PS, porque outros de direita jamais interessarão, a comentar esta lamentável atitude. Bem haja, Bloco de Esquerda.
  • António Vidal
    21 jan, 2017 Porto 19:17
    E se fossem mudar as fraldas aos miúdos. Estou cheio de vos ouvir. Tem a mínima ideia do que é um planeamento de uma operação de manutenção des te tipo. E se por falta de manutenção ficar uma cidade inteira sem energia? E levar um dia ou dois para reparar. Calem-se p. f.

Destaques V+