Tempo
|
A+ / A-

Obama “atropelou” Trump. Ex-Presidente elogiou mandato que agora termina

20 jan, 2017 - 19:50 • Carlos Calaveiras

Ex-Presidente elogiou o seu mandato e voltou a agradecer o apoio dos norte-americanos. Um discurso que aconteceu na mesma altura em que Donald Trump estava também em directo a assinar as primeiras decisões.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de uma hora depois do primeiro discurso do Presidente Donald Trump, com críticas à situação do país, Barack Obama aproveitou uma paragem na Base Andrews para responder.

Numa declaração invulgar para quem deixa a Casa Branca, Obama “atropelou” a primeira iniciativa de Trump, que estava a assinar documentos em directo.

Perante os militares, Barack Obama voltou a elogiar os feitos da sua administração e as suas campanhas desde o Senado.

Ser Presidente “foi o privilégio” da sua vida, acrescentou. Obama lembra que os seus mandatos foram inspirados pela “fé no povo americano e na sua habilidade de trabalhar em conjunto para mudar o país e torná-lo melhor”.

O 44.º Presidente da história dos Estados Unidos voltou a uma das suas principais frases desde a campanha: a esperança. “O sentido de esperança guiava-nos numa altura de dificuldades e incerteza", disse.

O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu começar já a "transferir poder de Washington e a devolvê-lo" ao povo. No seu discurso inaugural, esta sexta-feira, Trump garantiu: "Daqui em diante será América primeiro".

No seu discurso da tomada de posse, o milionário começou por agradecer aos americanos e ao povo do mundo e traçou um cenário sombrio do país que quer transformar. Prometeu seguir uma estratégia isolacionista e derrotar o terrorismo, o crime e a "carnificina" da pobreza nos Estados Unidos.

As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano
As duas regras de Trump: comprar americano e contratar americano

“De hoje em diante uma nova visão irá governar esta terra. Daqui em diante será América primeiro. Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração, negócios estrangeiros serão tomados para proteger as famílias americanas”, prometeu o chefe de Estado norte-americano na cerimónia realizada em frente ao Capitólio, perante cerca de 900 mil pessoas.

Depois de jurar proteger a Constituição redigida pelos pais fundadores, o sucessor de Barack Obama deixou duras críticas aos políticos e ao "sistema" instalado em Washington. "Os triunfos deles não foram os vossos triunfos", disse ao país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+