Tempo
|
A+ / A-

Tomada de posse. Vários detidos após protestos anti-Trump

20 jan, 2017 - 15:44

Polícia de Washington confirma um número indeterminado de detidos nas manifestações anteriores à tomada de poss. Pelo menos dois polícias ficaram feridos.

A+ / A-
Tomada de posse. Protestos anti-Trump em Washington
Tomada de posse. Protestos anti-Trump em Washington

A polícia de Washington fez “várias detenções” (pelo menos 217, segundo os últimos números avançados pela CNN) depois de protestos violentos durante a tomada de posse de Donald Trump como 45º Presidente dos Estados Unidos.

Segundo as autoridades, várias pessoas, sem especificar o número, foram acusadas de “motim”.

“Gás pimenta e outros instrumentos de controlo foram usados para controlar os arruaceiros e para proteger pessoas e propriedade”, lê-se num comunicado da polícia.

Pelo menos seis agentes da autoridade sofreram “ferimentos ligeiros” e várias viaturas policiais “foram danificadas”, acrescenta o documento.

Cerca de 150 pessoas vestidas de preto encenaram um "Black Bloc", uma conhecida táctica de bloqueio para grandes eventos públicos. Alguns manifestantes levavam bandeiras anarquistas. Num cartaz lia-se: “Metam medo aos racistas”. Foram partidos vidros e janelas de carros.

Outro grupo de manifestantes do grupo Disrupt J20, mobilizado para, como o nome indica, causar distúrbios no dia da tomada de posse, entrou em confronto com agentes da polícia e bloqueou temporariamente a passagem aos grupos de apoiantes de Trump que chegavam para assistir às cerimónias oficiais.

Os membros do Disrupt J20 auto-intitulam-se anticapitalistas e antifascistas. Foram a Washington contestar as polémicas declarações de Trump sobre as mulheres, a imigração ilegal e os muçulmanos.

Os apoiantes do novo Presidente não se mostraram muito melindrados com os protestos. “Temos os nossos direitos, por isso estou-me nas tintas para isto desde que não me toquem”, disse à Reuters Bob Burns, 56 anos.

Um dos maiores protestos convocados para esta sexta-feira é organizado pela ANSWER Coalition, um grupo de base abrangente e que terá angariado milhares de pessoas para se posicionarem ao longo do percurso da parada inaugural.

[actualizado às 00h40 de sábado]

O @realDonaldTrump que tem posto o mundo em sobressalto
O @realDonaldTrump que tem posto o mundo em sobressalto
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    20 jan, 2017 Coimbra 21:52
    As pessoas que tiveram estas estúpidas atitudes, não são anti Trump, são apenas arruaceiros que fazer confusão. A intenção deles é destruir, destruir, destruir.
  • Duarte Lorenha
    20 jan, 2017 Vila Viçosa 18:37
    E dizem-se estes indivíduos democráticos!!!... Donald Trump venceu e bem, inclusive, em estados onde Obama tinha tido cerca de 60/70 % do eleitorado, e em estados onde seria suposto H Clinton vencer. O discurso de tomada de posse de Trump, foi para o americano, classe média, que foi destruída pela politica de Obama (o pior presidente dos EUA dos últimos anos), e não para europeu ouvir. Há muita dor de cotovelo desta esquerdalha que está espalhada pela comunicação social. A politica europeia terá que mudar forçosamente, a bem ou a mal. A França será a próxima....
  • João Manuel
    20 jan, 2017 Vila Nova de Gaia 16:10
    Viva os democratas da esquerda caviar

Destaques V+