Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O empresário português que conhece ("e bem") Trump: não há nada a temer

19 jan, 2017 - 16:32 • José Carlos Silva

Com negócios na construção civil e no imobiliário, Tony Frias não espera ser particularmente beneficiado, mesmo apesar de ter ajudado a financiar a campanha republicana.

A+ / A-

O empresário português António "Tony" Frias, apoiante do novo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, acredita que a nova administração do país vai melhorar a economia.

O chamado "rei do betão" chegou aos Estados Unidos em 1955, começou a trabalhar quase imediatamente numa fábrica de sapatos e nunca mais parou. Já contribuiu com fundos para campanhas democratas, como as dos Kennedys e a de Jimmy Carter, chegou a organizar angariações de fundos para o republicano Mitt Romney, e, desta vez, decidiu "investir" em Trump. Afirma, em entrevista telefónica à Renascença, que nada há a recear no que toca à questão da imigração, nomeadamente para a comunidade portuguesa, e considera que uma coisa são palavras duras na campanha, outra é a prática.

Com negócios no sector da construção civil e do imobiliário, Tony Frias não espera ser particularmente beneficiado, mesmo apesar de ter assumidamente aberto os cordões à bolsa para ver Donald Trump ser eleito. “Ajudei. Estive em várias reuniões, investi, dei um pouco com as minhas posses para ajudar à campanha”, admite.

Com esta eleição, diz, viveu o melhor Natal de sempre.

Como é que se sente depois da disputada eleição de Donald Trump?

Sinto-me radiante. Este Natal que passou foi um dos melhores natais da minha vida. Porque acredito que ele [Trump] vai pôr isto tudo a funcionar. Os liberais andaram a tirar o dinheiro a uns para dar aos outros, e o que é preciso é produzir, começar tudo a trabalhar, a criar riqueza, não é a "inventar" a tirar dinheiro a alguns.

Os imigrantes portugueses têm alguma coisa a recear com esta eleição?

Não têm nada a recear. Nas campanhas, o que as pessoas dizem e fazem é uma coisa, quando tomam posse é outra.

Donald Trump vai ser bom para a economia norte-americana?

Vai ser melhor para tudo. Para a economia, para a defesa, para tudo. É ver as pessoas que ele está a nomear para o seu gabinete. É tudo gente com grande peso e prestígio, generais, economistas, tudo.

Pensa que os Estados Unidos vão ter uma nova força com Donald Trump?

Sem dúvida. Os Estados Unidos estavam a decair um bocado. É preciso encorajar esta gente a ter bons trabalhadores porque é preciso ver que desde 1970 fecharam 73 mil fabricas aqui nos Estados Unidos. É uma loucura.

Nos seus negócios espera ser beneficiado?

Não, eu sempre tive atitude positiva, trabalho, quanto mais se trabalha mais sorte se tem, e há muito trabalho. Nunca vi tanto trabalho como o que está planeado. E são trabalhos grandes. E há também muito investimento estrangeiro, da China, dos países árabes, e é porque acreditam na estabilização do país.

Então o que é que mudou?

A outra administração só colocava obstáculos e restrições. Isto agora vai ser mais aberto, mais à vontade, deixar as pessoas trabalhar.

Dê-nos um exemplo.

O ambiente. Não basta dizer o que não se pode fazer. É preciso dizer o que se pode fazer. E este foi o problema da esquerda. É preciso deixar as pessoas trabalhar, progredir, produzir. Não interessa o que a pessoa ganha. É o que ela produz que interessa.

Conhece pessoalmente Donald Trump?

Claro que conheço e bem. Já estive com ele quatro vezes. Conheço-o há anos. Ele ainda não era casado com esta senhora com quem está. Ele até numa festa me apresentou a actual senhora, como a sua "fianceé".

A gente olha para ele com respeito nos negócios. E ele diz o que pensa, não manda dizer. Há muitas pessoas com medo, na Europa, a respeito da NATO, mas vai ficar tudo na mesma. Numa coisa ele tem razão: os Estados Unidos é que pagam por tudo, colocam os jovens a perder o sangue para salvar o mundo e ainda pagam 72% dos custos da NATO.

Acha que esses argumentos valeram a vitória de Trump?

Não há dúvida. Como é que ele ganhou? Eu estive junto à Trump Tower [em Nova Iorque, sede de campanha e residência de Trump] e estavam a preparar-se para ele perder – mas ele chocou tudo e todos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 00SEVEN
    20 jan, 2017 Portugal 15:09
    Eu também conheço Trump e digo o mesmo! Participei em três almoços com ele nos finais da década de 80 e acho que ele vai, finalmente, liderar a América e o mundo para bem de todos nós!
  • juzze do vale
    19 jan, 2017 Porto 18:14
    " E há também muito investimento estrangeiro, da China, dos países árabes"...este senhor estará bem informado das intenções de Trump?
  • José Saraiva
    19 jan, 2017 viseu 17:25
    valha-nos isto (após tanto drama e notícias apocalípticas) ...pelo menos há quem dê uma "mensagem" de esperança...
  • Virgilio
    19 jan, 2017 OEIRAS 17:03
    Bem nas palavras deste Português? o homem ainda não tomou posse , mas parece que já governava ha bastante tempo. Se ha assim tanto trabalho, sem que tenha chegado ainda ao poder, então os méritos serão de alguém, mas não dele, Trampa.

Destaques V+