Tempo
|
A+ / A-

Sporting

Couto dos Santos entre o exemplo do Benfica e a falta de juízo em Alvalade

19 jan, 2017 - 13:00 • João Fonseca

Antigo governante, conhecido adepto leonino, critica excessos de Bruno de Carvalho e revela-se preocupado com a expectativa que virou desilusão.

A+ / A-

Os maus resultados desportivos numa época que gerou muita expectativa entre os sportinguistas está a transformar-se numa "enorme desilusão" que se vai estendendo a vários sectores do clube liderado por Bruno de Carvalho.

O antigo ministro Couto dos Santos, em entrevista a Bola Branca, insurge-se contra aquilo que apelida de "falta de juízo" de algumas das principais figuras do emblema leonino, com enfoque no presidente do clube, mas sem esquecer o treinador da equipa de futebol, Jorge Jesus.

O conhecido sportinguista dá mesmo como exemplo o rival Benfica, clube onde o presidente apesar de ser conhecido "não se envolve no dia-a-dia", isto numa clara crítica às repetidas intervenções públicas do líder dos leões.

"No Sporting a confusão é generalizada. Se chegarmos ao Benfica, verificamos que conhecemos o treinador, sabemos quem é o presidente, mas não está envolvido no dia-a-dia. Aqui no Sporting ou é o treinador, ou o presidente, é uma confusão. Acho que aquela casa precisa de ordem", começa por dizer o antigo governante.

Couto dos Santos revela o seu maior descontentamento com a situação quando solta dois fortes desabafos. O sócio leonino sugere que presidente e treinador "ganhem juízo" ou então, caso não se sintam capacitados para prosseguirem, sugere que "se vão embora".

A expectativa e a desilusão

Numa análise mais fria aos dias cinzentos que se vivem no reduto leonino, Couto dos Santos fala de uma fase "preocupante" e coincidente com um processo eleitoral, que está em andamento, pelo que alerta os seus consócios para não se distraírem.

"Isto leva a que muitas vezes se confunda aquilo que está em causa. Uma coisa são as eleições, as campanhas eleitorais e a animosidade que é colocada nesse processo. Outra é a análise profunda que o Sporting tem de fazer por chegar onde chegou", afirma.

Couto dos Santos sublinha que os leões gastaram muito dinheiro e sem resultados condizentes com o investimento. "Passámos de um processo de grande expectativa para um processo de desilusão enorme", acrescentou.

Bruno de Carvalho e o candidato Madeira Rodrigues

O ex-Ministro ainda não escolheu o candidato que vai apoiar nas eleições de 4 de Março. No entanto, nesta entrevista a Bola Branca, demonstra não estar em sintonia com Bruno de Carvalho.

"Tem havido um processo no Sporting muito centrado numa personalização demasiado exagerada", começa por dizer. Couto dos Santos fala mesmo de uma "linguagem que não se adapta" ao clube de Alvalade.

O sócio leonino entende que há atropelos e desorganização na estrutura, dizendo que a pirâmide deve ser respeitada. Logo, "ao director o que é do director, ao presidente o que é do presidente, ao treinador o que é do treinador".

Sobre Pedro Madeira Rodrigues, fala de "um grande sportinguista", que tem "créditos firmados", parecendo "um homem de bom senso". Mas isto tudo não chega para dizer que Madeira Rodrigues é o seu preferido. Primeiro "é preciso deixar arrefecer" o momento porque passa o clube e depois sim "decidir em consciência perante o que for apresentado como projecto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antónio
    19 jan, 2017 amadora 14:01
    Sr. Couto dos Santos, decerto não vai ler estas linhas mas de qualquer modo, vou deixar aqui expresso o pensamento de um anónimo Sportinguista (sócio) sobre a frase ""No Sporting a confusão é generalizada. Se chegarmos ao Benfica, verificamos que conhecemos o treinador, sabemos quem é o presidente, mas não está envolvido no dia-a-dia. Aqui no Sporting ou é o treinador, ou o presidente, é uma confusão." De certeza que o sr. não acompanha o Sporting Clube Club de Portugal no dia a dia para dizer esta frase e tem um desabafo anti e outro pró-benfica. Fica-lhe mal, mas isso não enriquece nem empobrece o seu curriculum. Também não receio que o sr. se candidate à presidência porque é "águia" para outros poleiros. Já agora uma dica: quando tiver de deitar a baixo (não é o mesmo de críticas corretas) há mais andaimes para o fazer: a "bolita", o recordezito", a TaraSeFica" e claro aqui. Realmente com sócios com o sr. não precisa o Sporting de ter inimigos.
  • CAMÕES
    19 jan, 2017 GOA 13:43
    "O conhecido sportinguista dá mesmo como exemplo o rival Benfica, clube onde o presidente apesar de ser conhecido "não se "envolve no dia-a-dia", isto numa clara crítica às repetidas intervenções públicas do líder dos leões." COUTO DOS SANTOS JÁ SE ESQUECEU DOS PRIMEIROS ANOS DE PRESIDENCIA DE LFV E DO CHORRILHO CONSTANTE DE DECLARAÇÕES E DE COMPORTAMENTOS, AO PONTO DE INVADIR PROGRAMAS DE TELEVISÃO...DEMOROU MUITO TEMPO A MONTAR A "ESTRUTURA" MAS A MEMÓRIA DESTA GENTE É MUITO CURTA, ATÉ MESMO A DE SPORTINGUISTAS QUE SÓ APARECEM NA OPINIÃO PÚBLICA QUANDO O CLUBE ESTÁ COM PROBLEMAS E SÓ VÊM METER MAIS ACHAS NA FOGUEIRA, É APENAS E SÓ, MAIS UM A DESESTABILIZAR. OBRIGADO COUTO DOS SANTOS, É QUE EU NEM SABIA QUE TU EXISTIAS (ANTIGO MINISTRO...É POR ISSO QUE NÓS ESTAMOS TÃO BEM ENTREGUES...):

Destaques V+